O meio-campo é um setor estratégico no Cartola FC. Fica sempre a dúvida: escalar jogadores defensivos ou ofensivos? Os preços, a princípio, podem ajudar os cartoleiros nesta escolha.
Após brilhar e ser eleito o craque do Brasileirão 2013, Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, surge na atual edição como o jogador mais caro do fantasy game. Mas não está só neste posto. Ele tem a companhia do craque do rival Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho. Ambos custam C$ 25.00.
Por terem qualidade no passe e poder de finalização, costumam somar em assistências (5.0 pontos cada) e gols (8.0 pontos cada).
O meia cruzeirense, por exemplo, foi quem mais deu passes para os companheiros marcarem no ano passado, 11 no total. Ele terminou entre os 20 maiores pontuadores da última temporada (17º), com 167,70 pontos, em 35 partidas. Já o camisa 10 do Galo não teve um bom desempenho. Só participou de 13 jogos e somou 49 pontos.
Ainda dentro das características de armação, o fantasy game oferece opções mais baratas. O meia Conca, do Fluminense, sai por 19 cartoletas. Ele volta ao jogo após passar três temporadas no Guangzhou Evergrande, da China.
Artilheiro da era dos pontos corridos, Paulo Baier, agora no Criciúma, pode ser considerado uma pechincha. Quem quiser escalar o veterano terá que desembolsar apenas C$ 10.00.
Willians marca Seedorf em cima no último Brasileirão
Porém, existem os cartoleiros que preferem contar com mais volantes entre os onze titulares. As roubadas de bola (1.7 pontos cada) alavancam o somatório deste tipo de jogador. No entanto, o excesso de faltas (-0.5 pontos cada) pode acabar gerando cartões amarelos (-2.0 pontos cada) e vermelhos (-5.0 pontos de cada).
Willians, do Internacional, que foi o principal ladrão de bolas em 2013, com 111 ao todo, custa 18 cartoletas. Souza, do São Paulo, e Ramiro, do Grêmio, são outras boas alternativas neste setor. Os dois, que eram companheiros no último Brasileirão, valem somente C$ 13.00.
Mais votados nas enquetes do "Bom e barato", Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e Aránguiz, do Internacional, podem ser escalados por aqueles que optarem por guardar dinheiro no início.
É importante que todos os cartoleiros fiquem atentos ao noticiário do Globoesporte.com, e às mudanças que podem acontecer até o fechamento do mercado. Jogadores titulares podem perder lugar no time, seja por lesão ou escolha do técnico.
Além disso, alguns clubes ainda estão envolvidos em outras competições e possivelmente evitarão mandar força máxima a campo no Campeonato Brasileiro, que começa no dia 19 de abril (sábado). O Cartola FC fecha o mercado, às 16h30 (horário de Brasília), duas horas antes de a bola rolar para a competição nacional.