O título paulista conquistado pelo Ituano trouxe à tona um debate no “Bem, Amigos!” nesta segunda-feira.
Os grandes clubes de São Paulo passam por uma crise? Para o comentarista do SporTV Wagner Vilaron, o sinal de alerta deve sim ser ligado, mas não só pelo resultado visto no Estadual, como também pelo fato da ausência de clubes paulista na Libertadores desse ano. Do outro lado, o apresentador e narrador Luís Roberto vê certo exagero na afirmativa, e acredita que alguns podem até disputar o título brasileiro (assista ao vídeo).
- Falar em crise dos grandes não é necessariamente tirar o mérito do pequeno que venceu, mas se você analisar o que foi o final da temporada passada e o início dessa... Se a gente falasse só do Paulista talvez fosse pontual, mas quando você volta um pouco num passado recente e vê que nenhum paulista conseguiu se classificar para a Libertadores e nenhum paulistano chegou à final, caindo até na primeira fase, como o Corinthians, acho que não é por acaso.
Acho que o sinal de alerta precisa ser ligado. O momento dos grandes de São Paulo não é bom, não só pelo Estadual - disse Vilaron.
Em 2013, no Brasileirão, o melhor paulista colocado foi o Santos, no sétimo lugar, enquanto o São Paulo foi o nono e o Corinthians o décimo. O Palmeiras ficou com o título da Série B. No Paulista desse ano, o Timão caiu na primeira fase, enquanto o Tricolor ficou nas quartas de final. Já o Alviverde foi eliminado na semifinal, e o Peixe perdeu a decisão do campeonato.
- Não acho que existe uma crise no futebol de São Paulo quando um time pequeno ganha o título, isso não é sintoma de crise em São Paulo. De tempos em tempos um time pequeno ganha um título em São Paulo ou chega numa final, por isso que o campeonato é muito forte. Temos o Estado mais forte da Federação com um interior poderosíssimo.
Se montaram os times equivocadamente ou se gastaram dinheiro de uma forma discutível isso é outra questão, mas acho até que eles vão bem no Campeonato Brasileiro e que vamos ter time paulista brigando pelo título - avaliou Luís Roberto.
Grandes paulistas estreiam no Brasileirão neste final de semana
À exceção do Santos, que ainda joga a volta da primeira fase da Copa do Brasil, todos os outros três grandes clubes de São Paulo estão na segunda fase. Mas o próximo jogo deles é no fim de semana, quando estreiam no Campeonato Brasileiro, todos com jogos no domingo. O São Paulo recebe o Botafogo no Morumbi, às 16h; no mesmo horário o Corinthians visita o Atlético-MG no Parque do Sabiá; na Vila, às 18h30, o Santos enfrenta o Sport; e também às 18h30, fora de casa, o Palmeiras pega o Criciúma.