4/4/2014 16:44
Lista mostra times das Séries A e B do Brasileiro que foram mal nos Estaduais
Clubes como Corinthians e Botafogo são eliminados ainda na primeira fase por times de menor expressão, enquanto que o Vila Nova é rebaixado para a Divisão de Acesso
Nem sempre o fato de estar nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro é garantia de que os clubes farão boas campanhas nos Estaduais. Neste ano, por exemplo, Botafogo e Corinthians foram eliminados ainda na primeira fase do Carioca e do Paulista, respectivamente, abrindo espaço para times de menor expressão, como Cabofriense e Ituano. Já o Vila Nova foi rebaixado para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano.
Confira times das Séries A e B do Brasileiro que foram mal nos estaduais.
AVAÍ
O Avaí já iniciou a temporada de 2014 em crise por conta de decisões equivocadas tomadas pela diretoria, que só comprovam o momento turbulento vivido pelo Leão. Primeiro, o clube contratou o técnico Sidney Moraes, que antes mesmo de assumir preferiu deixar a equipe para comandar a Ponte Preta. A escolha do auxiliar Emerson Nunes como seu substituto também não obteve êxito, assim como a contratação do treinador Paulo Turra. Ambos ficaram pouco tempo dirigindo o time e não conseguiram implantar um padrão tático. As dificuldades financeiras também atrapalharam, já que salários de 2013 ainda estão atrasados. Com tantos problemas, o time acabou não rendendo o esperado dentro de campo. Prova disso foi a baixa produtividade do trio Eduardo Costa, Marquinhos e Cleber Santana. Até a torcida, que sempre apoiou o time nos jogos, não compareceu com tanta força aos estádios. O resultado foi a eliminação do quadrangular final do Campeonato Catarinense após a derrota por 2 a 1 para a Chapecoense, em partida válida pela penúltima rodada da fase de classificação. Em nove partidas, o time somou apenas sete pontos e terminou na inexpressiva oitava colocação.
BOTAFOGO
Com o foco totalmente voltado para a Taça Libertadores da América, competição que não disputava há 18 anos, o Botafogo não conseguiu repetir no Carioca deste ano a boa campanha de 2013, quando foi campeão estadual vencendo os dois turnos. Em vários jogos, o Glorioso escalou o time reserva e mesmo quando os titulares entravam em campo, a equipe não conseguia bons resultados. A melhor atuação do Botafogo foi na vitória por 3 a 0 sobre os titulares do Fluminense. O resultado fez a torcida acreditar que ainda era possível conquistar a vaga nas semifinais. No entanto, o clube continuou perdendo muitos pontos para os chamados times de menor investimento e não conseguiu a classificação. Dos quatro grandes foi o único que ficou de fora. No seu lugar entrou a Cabofriense. O Botafogo terminou o Estadual na modesta nona colocação, sua pior campanha na história da competição, superando até mesmo os fiascos de 1923 e 1985, quando terminou em oitavo.
CHAPECOENSE
Após a ótima campanha na Série B do Brasileiro do ano passado, que culminou com o vice-campeonato e o consequente acesso para a Primeira Divisão, a Chapecoense iniciou o Estadual de 2014 sentindo bastante a perda de jogadores importantes do time, sobretudo nos setores de meio-campo e ataque. Apesar de manter a defesa, os volantes Paulinho Dias e Augusto, peças-chave no esquema do técnico Gilmar Dal Pozzo, e o artilheiro Bruno Rangel deixaram o clube. Como os reforços que foram contratados tinham características diferentes dos atletas que foram negociados, o treinador do Furacão do Oeste foi obrigado a mudar o padrão de jogo da equipe. Numa competição em que os classificados para o quadrangular final eram decididos em apenas nove rodadas, o alto número de lesões sofridas pelos jogadores também contribuiu para prejudicar o rendimento do time. Mesmo assim, a Chapecoense brigou até o final e só ficou de fora, pois apesar da vitória por 2 a 1 (assista ao vídeo) sobre o Brusque na última rodada ficou com saldo de gols inferior ao do Joinville e ao do Figueirense.
CORINTHIANS
A chegada do técnico Mano Menezes ao Corinthians para assumir o lugar de Tite não trouxe de volta, pelo menos por enquanto, os títulos que o torcedor do Timão estava acostumado a comemorar nos últimos anos. Com uma campanha bastante irregular, o clube teve uma sequência de seis jogos seguidos sem vitória e não conseguiu a vaga para a fase decisiva do Paulistão, ficando atrás de Botafogo-SP e Ituano no Grupo B. A cobrança por bons resultados, que normalmente já é grande, se tornou ainda pior após a goleada sofrida para o Santos por 5 a 1 , que resultou na invasão do centro de treinamento dias depois. Jogadores experientes como Emerson Sheik não renderam o esperado. O atacante Alexandre Pato, por sua vez, foi envolvido numa negociação com o São Paulo em troca do meia Jadson. Segundo o treinador, o processo de reformulação do elenco feito durante a fase de classificação acabou custando a eliminação do atual campeão paulista após empate em 0 a 0 contra a Penapolense na penúltima rodada.
OESTE
Se na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Oeste conseguiu escapar do
rebaixamento nas últimas rodadas, no Campeonato Paulista de 2014 o time de Itápolis não teve a mesma sorte. Com 10 derrotas, a última delas na goleada sofrida para o São Bernardo por 5 a 2, e apenas 11 pontos conquistados nas 15 partidas disputadas, o clube terminou em último lugar no Grupo D, ficando bem atrás de Santos e Bragantino, equipes que se classificaram para a fase decisiva. Segundo os dirigentes do Rubrão, as lesões sofridas pelos principais jogadores do time como Jheimy, Bruno Nunes e Everton Dias, bem como a interdição do Estádio dos Amaros no final de janeiro devido à falta do laudo do Corpo de Bombeiros, o que obrigou o Oeste a jogar quatro partidas longe de casa, acabaram sendo fatores determinantes para o rebaixamento da equipe após seis anos na elite do Paulistão.
VILA NOVA
Após conseguir o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, a expectativa dos torcedores do Vila Nova era a de que o clube continuasse tendo bons resultados este ano, a começar pelo Campeonato Goiano. Apesar de manter boa parte do elenco, o time perdeu peças importantes como os meias Thiago Marín e Romerito, além do atacante Frontini. Como se não bastasse, o volante Robston foi suspenso por doping por uso de cocaína ainda durante a Série C do Brasileiro. Após a sua saída, o Colorado perdeu sete partidas seguidas no Estadual. Os dirigentes fizeram poucas contratações e decidiram apostar nos jovens jogadores das categorias de base. A estratégia não deu certo e o Vila Nova acabou sendo rebaixado para a Divisão de Acesso do Estadual com uma rodada de antecedência após derrota por 2 a 0 para a Aparecidense. Foi o segundo rebaixamento da história do clube no Campeonato Goiano, mas o primeiro em campo. Em 2000, o Tigre caiu como punição por não ter entrado em campo na segunda final da Série A contra o Goiás, em protesto contra a arbitragem no jogo de ida.
VEJA TAMBÉM
- LUTA PELA LIBERTADORES! Ramón Díaz celebra crescimento do Corinthians e confia na briga pela Liberta
- UMA SEGUNDA DEMOCRACIA! Augusto Melo se emociona com apoio e rasga elogios ao elenco do Timão.
- CONTRATAÇÃO DE ARTILHEIRO! Alexandre Mattos vai atrás de interesse do Corinthians e quer destaque da Série B
4152 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas