1/4/2014 16:37

Para Ministério do Trabalho, cabo de aço que segurava operário morto na Arena Corinthians era curto

Superintendente critica teses que apontam negligência da vítima: ‘A responsabilidade pela segurança não é individual, é coletiva’. E diz que o ‘padrão Fifa’ parece ignorar leis brasileiras

Para Ministério do Trabalho, cabo de aço que segurava operário morto na Arena Corinthians era curto
No último dia 15 de março, jogadores treinaram na arena (Foto: Fernando Roberto)

A Superintendência do Ministério do Trabalho, que investiga a causa do acidente que matou o operário Fabio Hamilton da Cruz na Arena Corinthians, no último sábado, constatou que o cabo de aço de segurança que o funcionário usava era “muito curto”. As informações são do site “UOL”.

De acordo com o órgão, o comprimento insuficiente do cabo fez com que o operário tivesse que tirá-lo para alcançar a parte mais alta da obra. Assim, ele ficou desprotegido no momento em que sofreu uma queda de cerca de 15 metros (segundo o Corpo de Bombeiros), que o vitimou fatalmente na sequência – a Fast Engenharia, contratada da Ambev para montar as arquibancadas provisórias, diz que a altura foi de oito metros. Cruz era funcionário da WDS Construções, terceirizada pela Fast.

Depois de ouvir alguns operários no sábado, o delegado Rafael Pavarina, do 24º DP, no bairro da Ponte Rasa, responsável por acompanhar o caso no início, chegou a afirmar que houve “negligência” e “excesso de confiança” do operário. O Ministério do Trabalho refuta a teoria e diz que a proteção na obra deve ser coletiva.
– Tinha de ter uma rede de proteção. Aquela coisa (cabo) não segura ninguém. A responsabilidade não é individual, é coletiva. O cara não pode morrer e ser o culpado também – afirmou ao “UOL” o superintendente regional do trabalho e emprego do Estado de São Paulo, Luiz Antonio de Medeiros.
A Arena Corinthians, com mais de 98% das obras concluídas, é o estádio que mais preocupa a Fifa no momento. O local será palco de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de julho, com o duelo entre Brasil e Croácia. As cerca de 20 mil arquibancadas provisórias que estão sendo instaladas, que aumentarão a capacidade do estádio para cerca de 68 mil lugares, foram justamente onde o operário sofreu o acidente.

A expectativa é entregar o estádio pronto para a entidade máxima do futebol no dia 15 deste mês. Então, serão iniciados alguns jogos-testes para medir a segurança para os jogos da Copa. A pressão para a entrega urgente do estádio não pode alterar as medidas de segurança e carga de trabalho, segundo o ministério.
– A Copa não muda nada. O que está em risco é a integridade dos trabalhadores. As leis têm de ser cumpridas. Os fiscais tomaram medidas independentemente da Copa do Mundo. Não podemos terminar a qualquer custo. Isso é o padrão Fifa, não o nosso – disse Medeiros.

No último dia 15 de março, jogadores treinaram na arena (Foto: Fernando Roberto)
O Ministério do Trabalho ainda alegou que a Odebrecht tem exagerado nas horas extras de seus funcionários, justamente pelo prazo curto para a entrega do estádio. Em nota, a construtora, que poderia ser multado, contesta e versão e garante que cumpre todos os requisitos estabelecidos com o próprio ministério em dezembro do ano passado.

“O Odebrecht Infraestrutura informa que a jornada de trabalho nas obras da Arena Corinthians atende à legislação, tendo sido definida em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil Pesada. A jornada segue ainda o termo de compromisso assinado com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 19 de dezembro de 2013, por meio do qual a empresa também se comprometeu a contratar 80 novos trabalhadores, tendo inclusive superado esse número de contratações, o que reforça o compromisso institucional da Odebrecht em colaborar com o MTE”, afirma a nota da construtora.


VEJA TAMBÉM
- LUTA PELA LIBERTADORES! Ramón Díaz celebra crescimento do Corinthians e confia na briga pela Liberta
- UMA SEGUNDA DEMOCRACIA! Augusto Melo se emociona com apoio e rasga elogios ao elenco do Timão.
- CONTRATAÇÃO DE ARTILHEIRO! Alexandre Mattos vai atrás de interesse do Corinthians e quer destaque da Série B









4263 visitas - Fonte: LanceNET!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade