1/4/2014 09:52

Arnaldo condena agarra-agarra e diz que árbitros precisam punir jogadores

Arnaldo condena agarra-agarra e diz que árbitros precisam punir jogadores
Em todo jogo do futebol brasileiro é sempre a mesma polêmica: o agarra-agarra dentro da área gera um debate sem fim. Mas como acabar com a prática? O ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho afirmou no “Bem, Amigos!” que a solução está prevista na regra do esporte, e que basta aos árbitros em campo a utilizarem. No clássico carioca de domingo, em que o Vasco garantiu vaga na decisão após vencer o Fluminense por 1 a 0, não faltaram lances desse tipo, e Arnaldo destaca que a punição prevista é mostrar o cartão amarelo aos envolvidos



No Maracanã, o agarra-agarra pôde ser visto em um lance entre o atacante tricolor Fred e o zagueiro vascaíno Rodrigo. O camisa 9 chegou a colocar a bola para dentro, mas foi marcado corretamente o impedimento. No mesmo jogo, desta vez na área do Fluminense, o zagueiro Gum puxou a camisa do atacante Edmílson, mas também foi puxado pelo vascaíno.

Na Regra 12 diz que é proibido segurar o adversário, se segurar é tiro livre direto. Mas tem também na mesma Regra 12, e que pouca gente sabe, que pode "advertir o jogador com cartão amarelo que continuar a segurar o adversário antes de a bola ser colocada em jogo".

Isto é, há uma falta na lateral da área e o juiz já avisa que não quer agarramento, porque já estão se agarrando, mas não é para advertir de forma verbal, a regra é clara, ela diz que é para advertir com cartão amarelo, mesmo que a bola já esteja parada. Se isso acontecer vai acabar com o vício do futebol brasileiro.

Nós estamos diante de uma Copa do Mundo, vamos começar o Campeonato Brasileiro no dia 20, e se os árbitros não tiverem essa instrução da CBF, esse vício vai piorar - ressaltou.

No Paulistão, o Santos eliminou a Penapolense nas semifinais, com uma vitória por 3 a 2, e os puxões de camisa também estiveram presentes. O santista Deivid Braz agarrou dentro da área o zagueiro adversário Gualberto e o árbitro deu o pênalti.

O árbitro lembra que na Copa que começa em junho, no Brasil, todos os lances são analisado e os árbitros são chamados a atenção.

Na Copa do Mundo todos os jogos são gravados, e no dia seguinte do jogo os árbitros se reúnem com a comissão de arbitragem - destacou Arnaldo.
E se o assunto era arbitragem no “Bem, Amigos!”, um lance curioso virou a “Pegadinha do Arnaldo”. No jogo entre CSA e Sport, no dia 25 de fevereiro, pela Copa do Nordeste, o time alagoano chegou à vitória com um gol em cobrança de falta batida por Daniel Costa, por baixo da barreira.

O Leão, depois do aprendizado, viu um lance semelhante acontecer no clássico com o Santa Cruz, no dia 26 de março, pelo Pernambucano, e mandou um jogador ficar deitado atrás da barreira, evitando a bola por baixo.

A questão: é legal?
- Nada proíbe, e se a regra não proíbe e não vê nada antidesportivo, é legal - afirmou Arnaldo Cezar Coelho.


Jogador do Sport deita atrás da barreira no clássico diante do Santa Cruz


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









7482 visitas - Fonte: SporTV.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade