Nem mesmo o corintiano mais fanático deve se lembrar da última vez que o clube ficou um mês sem jogar. Compreensível, já que faz dez anos que a equipe passou tanto tempo sem entrar em campo, descontando as férias de fim de ano e as pausas por conta de Copas do Mundo.
o distante ano de 2004, o Corinthians, desclassificado do Campeonato Paulista prematuramente, venceu o Ferroviário-CE por 2 a 0 pela segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o jogo de volta. Com isso, o clube retornaria a campo apenas 28 dias depois, contra o Fortaleza, pela mesma competição.
A volta de Rincón ao Corinthians durou pouco
Naquele ano, o Corinthians trouxe de volta o colombiano Freddy Rincón, que não atuava profissionalmente há dois anos, para ser o capitão da equipe. No entanto, o retorno do meio-campo ao clube em que tinha feito história foi melancólico. Após atuações apagadas, o jogador decidiu se aposentar novamente no meio do ano, depois do técnico Tite o afastar da equipe titular.
Um dos principais motivadores da nova aposentadoria de Rincón foi justamente o maior fracasso (e sufoco) do Corinthians na temporada. Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Paulista, o clube chegou à última rodada da primeira fase do torneio precisando de uma vitória sobre a Portuguesa Santista para se salvar, mas saiu de campo derrotado por 1 a 0 e precisou contar com a ajuda do rival São Paulo para permanecer na elite.
O clube do Morumbi enfrentava ao mesmo tempo o Juventus, justamente o time que brigava com o Corinthians contra o rebaixamento. Quando todos pensaram que o São Paulo facilitaria o jogo para prejudicar o rival, Grafite, ao som de "entrega, entrega, entrega" marcou dois gols, garantiu a vitória da equipe por 2 a 1, e saiu de campo xingado pela torcida.
Dez anos depois, a história se repete e o Corinthians ficará novamente exatos 28 dias sem jogar, com um roteiro bastante semelhante. Já eliminado do Paulista, o clube jogará neste domingo contra o Atlético Sorocaba, às 16h, apenas para cumprir tabela.
Como venceu o Bahia de Feira de Santana por 2 a 0 na última quarta-feira, o clube eliminou o jogo da volta na Copa do Brasil. Com isso, a próxima vez que os corintianos poderão ver seu time em campo será apenas no dia 20 de abril, contra o Atlético Mineiro, na abertura do Campeonato Brasileiro.
Se em 2004 o São Paulo fez jogo duro contra o Juventus, a grande polêmica do início desse ano foi uma possível "entregada" do time contra o Ituano para prejudicar o Corinthians. Em um jogo sob muita chuva, a equipe do Morumbi perdeu para o time do interior por 1 a 0. Jogando ao mesmo tempo, o clube do Parque São Jorge apenas empatou com o Penapolense e viu o atacante Romarinho e o técnico Mano Menezes acusarem o rival de ter facilitado a derrota.
Luciano lamenta eliminação do Corinthians no Paulista