Faltando uma rodada para o fim da fase de classificação do Campeonato Paulista, o Corinthians já está eliminado do mata-mata. O fato, incomum, aconteceu após uma campanha irregular no torneio. Em 14 jogos, o Timão ganhou seis partidas, empatou três e foi derrotado em cinco. Além disso, ficou seis rodadas sem uma vitória. Por conta deste retrospecto é que os comentaristas do “Arena SporTV” não acreditam que o São Paulo tenha “facilitado” na derrota do Tricolor teve, em casa, para o Ituano, por 1 a 0, o que sacramentou a desclassificação do Corinthians, que apenas empatou sem gols com o Penapolense no último domingo.
- Até que provem o contrário, o São Paulo não facilitou, foi o resultado normal do jogo. Não acredito que um treinador como o Muricy e um grupo como o do São Paulo entraria em campo para perder. O Corinthians foi eliminado pela ineficiência da sua campanha, ficou seis jogos sem ganhar. O Corinthians está remodelando o time, cometendo alguns equívocos, jogou muito mal. O Corinthians tinha que reclamar do árbitro, que não deu um pênalti – afirmou Marco Antônio Rodrigues.
Para o comentarista e ex-jogador Belletti, não tem cabimento a sugestão de que o São Paulo perdeu só para eliminar o rival do torneio. O comportamento corintiano, diz Belletti, só serve para ocultar os erros do Timão no torneio.
- Não faz bem para o futebol nem comentar a respeito, na verdade. Tem que deixar o São Paulo de lado nessa história. O Corinthians foi eliminado por conta da sua campanha ruim no Paulistão. Perdeu jogos que não poderia perder, empatou jogos que não podia empatar. Na hora em que precisou da vitória, não venceu, caso da partida de ontem (domingo), contra o Penapolense. Ficar procurando desculpa é por conta da própria ineficiência. Aí a pessoa vai a público e tenta tirar a culpa de si mesmo. Mas e o rendimento da equipe, e o rendimento dos jogadores? Há em outros estaduais times reservas fazendo melhores campanhas do que o Corinthians com seus titulares. Então tem que ver dentro de casa primeiro onde está o problema – resumiu.
Após o fim dos jogos na tarde do último domingo, Romarinho, na saída do gramado, não poupou críticas aos jogadores tricolores.
– Infelizmente, nós sabíamos que isso iria acontecer, que eles iriam entregar. Isso acontece no futebol. Acho que eles ficaram com medo também – disparou o atacante, em Penapólis.
Até mesmo Mano Menezes, mesmo que de forma indireta, levantou suspeitas sobre a atuação do Tricolor diante do Ituano.
– Cada um sabe a consciência que coloca no travesseiro para dormir. Os deuses do futebol estão lá em cima e saberão bem conduzir o comportamento de cada um quando a bola rolar lá na frente. Vamos esperar o que os deuses vão fazer – afirmou o treinador.
Para Roger Flores, as justificativas corintianas são meras desculpas para a péssima campanha no estadual.
- Faz parte da nossa cultura, em geral, quando você comete erros, culpar os outros do que a si próprio. O Corinthians foi muito mal no campeonato. E ficou feio para o Corinthians colocar a responsabilidade em cima do São Paulo, que fez o seu trabalho, não facilitou o jogo para o Ituano. Jogou mal? Jogou. Mas joga sem motivação, é normal que isso aconteça quando você não tem mais objetivo em uma fase classificatória – definiu Roger.
Marco Antônio Rodrigues ainda vê o lado bom da eliminação do Timão.
- Acho até que tem um fator positivo aí, que é mostrar que não tem armação nenhuma. Todo mundo queria o Corinthians no mata-mata do Paulistão. Antigamente time grande não perdia para time pequeno nunca. Hoje perde. Apesar do erro do árbitro, o Corinthians foi mal, fez má campanha e está fora – finalizou o comentarista.