16/3/2014 08:06
Corinthians de Mano começa ano "para valer" com decisão pelo Paulista.
O Carnaval já passou, mas o ano do Corinthians tem tudo para começar, de vez, neste domingo, às 16h, contra o Penapolense, fora de casa. Depois alternar vacilos e recuperações, o clube está a duas rodadas do fim da primeira fase do Campeonato Paulista com a faca no pescoço, e a partir de agora precisa emendar decisões para chegar aonde deseja.
O jogo decide o futuro do Corinthians no Estadual. O Corinthians tem 20 pontos e é o terceiro colocado do Grupo B, com dois pontos a menos que o Ituano, que enfrenta o São Paulo.
Se perder em Penapólis e o Ituano vencer, o Corinthians está eliminado. Por outro lado, um triunfo no interior combinado com três pontos do São Paulo deixariam o clube na frente a uma rodada do fim da primeira fase. Por isso, o jogo deste domingo é decisivo. O futuro da equipe não será definido, mas certamente estará em jogo.
"Penso que as coisas não se definirão totalmente nessa rodada. Para nós, terá a chance de definir na última se passar bem por essa. É como um pedágio. Não garante que vai chegar ao destino, mas se não pagar, dali não passa", disse Mano Menezes, em entrevista coletiva.
E é só o primeiro jogo decisivo do Corinthians. Três dias depois, o time vai a Feira de Santana enfrentar o Bahia local, no primeiro jogo pela Copa do Brasil. No fim de semana seguinte, terá a decisão da vaga diante do Atlético Sorocaba, e daí em diante começa o mata-mata do Estadual.
Mano até fala no lado positivo de uma eventual eliminação, já que o Corinthians teria semanas para treinar e entraria "voando" no Campeonato Brasileiro. A prova de fogo das decisões, porém, atrai mais o treinador.
"[A eliminação] retiraria a condição de disputa mais forte com jogos mais fortes, que apresentam problemas e amadurecem a equipe", disse o treinador.
Por isso, vencer o Penapolense é obrigação para o Corinthians, que deve jogar reforçado. Fábio Santos volta de lesão para a lateral esquerda, enquanto Jadson reassume o meio-campo após ter perdido o clássico contra o São Paulo por força de contrato. A dúvida é se Renato Augusto irá assumir o papel de um dos dois volantes mais avançados, em uma briga direta com Guilherme.
Apostar em um meia a mais e desguarnecer a defesa pode ser perigoso para o Corinthians, já que o Penapolense está longe de ser frágil. O time interiorano já está classificado para a próxima fase e ocupa a segunda posição do Grupo A, atrás apenas do São Paulo.
A partida ocorrerá às 16h deste domingo, em Penápolis, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.
FICHA TÉCNICA
Data: 16/03/2014
Local: Estádio Tenentão, em Penápolis (SP)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
PENAPOLENSE
Samuel, Rodnei, Jailton, Gualberto e Rodrigo Biro; Liel, Neto, Washington e Guaru; Alex Créu e Fio.Técnico: Narciso.
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Cleber e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Renato Augusto e Jadson; Romarinho e Luciano
Técnico: Mano Menezes
VEJA TAMBÉM
- CRISE INTERNA? Memphis não envia mensagem de apoio a Augusto Melo; Entenda
- OUTRO OBJETIVO! André Ramalho busca levar o Corinthians para Libertadores após pressão gigantesca
- CLIMA DIFERENTE! Em meio a boa fase no Brasileirão, Corinthians vive drama nos bastidores
5295 visitas - Fonte: UOL
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas