13/3/2014 10:01

GAECO, entra com denuncia contra quatro invasores do CT do Corinthians.

GAECO, entra com denuncia contra quatro invasores do CT do Corinthians.
Em processo solicitado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que corre na 17ª Vara do Fórum Criminal da Barra Funda desde a última segunda-feira, quatro torcedores - três presos e um foragido - que participaram da invasão ao CT Joaquim Grava, no dia 1 de fevereiro, foram denunciados em três artigos do Código Penal: 288 (formação de quadrilha), 146 (constrangimento ilegal) e 163 (crime de dano).

Além de Tiago Aurelio dos Santos Ferreira, Gabriel Monteiro de Campos e Tarcísio Baselli Diniz, torcedores já identificados e presos, Fernando Wilson de Carvalho, vulgo 'Suíça', que está foragido, também foi denunciado. A defesa tem 10 dias, a partir da protocolação do processo, para apresentar provas e testemunhas para o juiz, que então determinará o prazo para a audiência.

De acordo com o documento da denúncia, os quatro 'na função de líderes ('linha de frente'), comandaram a invasão ao referido CT, com o propósito específico de procederem agressões aos atletas, bem como constrangê-los e ameaçá-los, concorrendo, destarte, para a ocorrência de diversos atos de barbáries e selvageria, que evoluíram, inclusive, para a prática de crimes contra o patrimônio'.

A denúncia ainda diz que Fernando Suíça foi quem 'cortou a tela do alambrado, com ferramenta específica, possibilitando que os demais torcedores adentrassem o Centro de Treinamento'. 'Gabriel, que já tem registro de envolvimentos anteriores em outros autos de vandalismo e invasão a campos de futebol, era dos mais agressivos e, aparentemente drogado, incitava os demais invasores à prática dos crimes. Tiago, veterano em tumultos e ilegalidades em estádios de futebol, tendo inclusive ganhado 'notoriedade' após ser preso em Oruro na Bolívia, da mesma forma estimulava a exaltação dos ânimos dos torcedores, agindo de forma violenta. E Tarcísio, juntamente com seus comparsas, incentivava o tumulto', diz trecho do documento.

No dia 20 de fevereiro, a Polícia Civil deu início à 'Operação Hooligans', para começar a punir os invasores do CT. No mesmo dia, Tarcísio e Gabriel foram presos. Além deles, Danilo dos Santos Gomes foi preso em flagrante, por porte ilegal de arma, mas já está liberado. Dias depois, Tiago Aurelio se apresentou à delegacia.

A delegada Margarete Barreto, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), havia solicitado a prisão de Anderson Cavalcanti da Silva, cujo mandado foi revogado pela Justiça após o mesmo comprovar que estava trabalhando no momento da invasão. Dos quatro mandados de prisão que valiam, apenas Fernando, que pertence à Gaviões da Fiel, está foragido. Segundo o advogado que representa a torcida, Ricardo Cabral, seu cliente só vai se apresentar em juízo, o que deve ocorrer nos próximos dias, após a confirmação do processo.

DESCRIÇÃO DOS ARTIGOS

- Art. 288: Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes. Pena: Reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.

- Art. 146: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda. Pena: Detenção, de três meses a um ano, ou multa.

- Art. 163: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Pena: Detenção, de um a seis meses, ou multa.

?'NIBUS TAMBÉM É 'IDENTIFICADO'

No dia da invasão, segundo relatos, primeiramente um grupo de 15 torcedores apareceu na porta do CT para protestar. Minutos depois, porém, alguns carros e um ônibus, com centenas de torcedores, chegaram ao local. De acordo com um funcionário do Corinthians que prestou depoimento, ele afirma 'ter 100% de certeza' de que o ônibus era o mesmo que estava no dia 31 de outubro do ano passado, quando cerca de 20 torcedores - a maioria da Camisa 12 - apareceram na porta do CT para protestar de forma pacífica contra Romarinho, Pato e Emerson Sheik.

O CASO

No dia 1 de fevereiro, em um sábado, quando o elenco treinaria pela manhã, mais de cem torcedores invadiram o CT Joaquim Grava, ameaçaram jogadores, agrediram funcionários, furtaram três celulares, danificaram carros e o próprio CT. O presidente Mário Gobbi Filho afirmou que o atacante peruano Paolo Guerrero chegou a ser 'esganado', fato desmentido pelo próprio.

Depois do episódio, a segurança do CT foi reforçada e alguns carros da Polícia Militar fazem a ronda do local no dia a dia de treinamentos do Corinthians. Alguns funcionários já prestaram depoimentos e a polícia ainda espera ouvir o atacante Paolo Guerrero, um dos principais envolvidos no dia.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Vasco: Onde assistir e prováveis escalações
- HISTÓRICO! Jogadores do Corinthians declaram apoio ao presidente Augusto Melo em meio a possível impeachment
- FALA, MÁGICO! Talles Magno projeta vitória do Corinthians contra o Vasco no Brasileirão









5667 visitas - Fonte: Lancenet

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Vasco Da Gama

Brasileiro

Qua - 11:00 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Cruzeiro
publicidade
publicidade
publicidade