10/3/2014 09:20
Início da 1ª 'Era Mano' no Corinthians teve fracasso em clássicos e fiasco no Paulista.
Mano Menezes inicia um trabalho no Corinthians, o time não engrena, vai mal nos clássicos e fica fora da fase final do Campeonato Paulista
Não é do atual momento do Alvinegro que esse texto lembra, mas da primeira passagem do técnico pelo Parque São Jorge, período que tem algumas similaridades com o que vive hoje Mano, ainda em que em 2014 continue existindo esperança de classificação no Estadual.
Assim como agora, em 2008, quando o então comandante do Grêmio foi contratado para resgatar um time recém-rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians experimentava uma reformulação em seu elenco. Desta vez, Mano também chegou para dar novos ares à equipe hiper vencedora treinada até ano passado por Tite.
O desempenho alvinegro nos clássicos contra Palmeiras, Santos e São Paulo naquele Paulistão foi exatamente o mesmo da edição de 2014 da competição: duas derrotas e um empate.
Diferentemente de agora, em 2008, o único ponto contra os rivais veio de jogo com o São Paulo, time para o qual o Corinthians foi derrotado no último domingo. No Paulistão em curso, Mano e cia empataram com o Palmeiras e perderam dos outros dois grandes.
Em 2008, o Corinthians foi até a última rodada com chances de assegurar uma das quatro vagas às semifinais
- o torneio teve 20 times e os quatro primeiros passavam de fase.
Era preciso vencer o Noroeste fora de casa e torcer por um tropeço da Ponte Preta contra o Santos, na Vila Belmiro, para se classificar.
A Ponte empatou, mas o Alvinegro da Capital foi derrotado em Bauru e ficou pelo caminho. Terminou em quinto com 33 pontos conquistados de 57 disputados.
Aproveitamento de 57,9%, um pouco acima dos atuais 51,3% com 20 pontos somados de 39 em disputa, em terceiro lugar do grupo B, dois a menos que o Ituano, segundo colocado - avançam os dois primeiros. Restam mais duas partidas até as quartas de final, contra Penapolense, domingo que vem, fora e Atlético Sorocaba, no domingo seguinte, no Pacaembu.
Mano ainda conseguiria avançar naquele ano até a final da Copa do Brasil, perdendo o título para o Sport. Troféu levantado, apenas o da Série B. Em 2009, enfim, o Corinthians venceu o Paulistão e a Copa do Brasil.
A eliminação na primeira fase do Estadual-2008 na época foi vista pelo treinador como uma lição.
"Erramos no momento que não podíamos, na reta final.
Isso mostra que a equipe não estava em condições de brigar pelo título paulista. Momentos assim têm outros ingredientes, alguns jogadores sentiram a pressão e vacilaram", disse, então.
Agora, Mano ainda espera que o Corinthians possa ir longe no campeonato regional. "Eu acredito que vai classificar. Está aberto. Precisamos jogar por duas vitórias em duas partidas."
VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Vasco: Onde assistir e prováveis escalações
- HISTÓRICO! Jogadores do Corinthians declaram apoio ao presidente Augusto Melo em meio a possível impeachment
- FALA, MÁGICO! Talles Magno projeta vitória do Corinthians contra o Vasco no Brasileirão
5724 visitas - Fonte: ESPN.com.br
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas