8/3/2014 17:37
Chulapa e Marcelinho lembram histórias do clássico Corinthians e São Paulo
Dois dos maiores personagens da partida falaram sobre alguns capítulos do confronto
Serginho e Marcelinho marcaram a história do clássico
SÃO PAULO - Corinthians e São Paulo se enfrentam no clássico que marca o 258.º encontro entre os times. Repleto de histórias, o encontro já decidiu 11 campeonatos, desde 1938. Neste domingo, o jogo é decisivo para o time corintiano, que tenta a classificação às finais do Campeonato Paulista.
A equipe alvinegra precisa vencer para tentar ultrapassar o Ituano e alcançar a segunda colocação do Grupo B. O São Paulo, por sua vez, já está garantido nas quartas de final. Dois dos maiores personagens da partida falaram ao Estado sobre alguns capítulos deste confronto, cuja a vantagem é do Corinthians, com 93 vitórias. O time são-paulino venceu 80 vezes.
De um lado, Serginho Chulapa, centroavante do São Paulo, autor de 242 gols em 401 jogos entre 1973 e 1982. Do outro, Marcelinho Carioca, meia-atacante responsável por 180 gols em 372 partidas com a camisa corintiana. Entre as lembranças está o primeiro gol de Chulapa no Morumbi, marcado em 1973, contra o Corinthians. O ex-atacante relembrou também uma grande confusão iniciada após um chute contra os jogadores corintianos sentados no banco de reservas, em 1979.
Já Marcelinho citou o gol olímpico marcado em 1994 e uma vitória na primeira fase do Paulistão de 1995. No total, Serginho fez 13 gols contra o Corinthians, em quase dez anos no São Paulo. Quando defendeu o time corintiano, já em 1985, fez apenas um gol diante da sua ex-equipe. Marcelinho, em sete anos, deixou sua marca dez vezes contra o São Paulo.
ESTADÃO - Qual é o clássico mais marcante da sua carreira?
SERGINHO CHULAPA - O mais marcante para mim foi um jogo disputado em 1975. Fiz dois gols e o São Paulo venceu por 2 a 1 no Morumbi (Campeonato Paulista, em 10 de agosto de 1975). Teve outro também, que arrumei uma confusão depois de chutar a bola em cima do banco de reservas do Corinthians. Acabei expulso pelo árbitro e o Corinthians ganhou por 2 a 1 (campeonato Paulista, em 21 de novembro de 1979).
MARCELINHO - Foi no meu primeiro ano no Corinthians, em 1994. Marquei um gol olímpico no Morumbi, que abriu o placar da vitória por 2 a 0 na Copa Bandeirantes. O goleiro do São Paulo era o Rogério Ceni (partida disputada no dia 31 de julho de 1994).
ESTADÃO - Qual é o maior carrasco do clássico quando você estava em campo?
SERGINHO CHULAPA - O trio Sócrates, Ataliba e Casagrande não era fácil. Em 1982, tiraram nosso tricampeonato ao vencer por 3 a 1 na final do Paulistão.
MARCELINHO - O França foi muito bem na final do Paulistão de 1998, fez dois gols e ficamos com o vice. O Zetti também sempre foi muito bem quando enfrentou o Corinthians.
ESTADÃO - Você fez muitos gols neste clássico. Qual é o gol que é impossível esquecer?
SERGINHO CHULAPA - Enfrentei o Corinthians na minha estreia no Morumbi, meu segundo jogo no São Paulo. Entrei no lugar do Paraná e marquei o meu primeiro gol no clube. No lance, o Pedro Rocha deixou eu bater a falta. Cobrei e fiz o gol (Taça São Paulo, em 10 de junho de 1973).
MARCELINHO - Pacaembu lotado, estreia do Eduardo Amorim no comando do Corinthians. A gente estava em má fase e consegui abri o placar na vitória por 2 a 1. Bati cruzado na saída do Zetti (Campeonato Paulista, em 19 de março de 1995). Ficamos com o título naquele ano.
ESTADÃO - O São Paulo terá apenas dois mil ingressos à disposição neste domingo. A torcida faz a diferença em uma partida como essa?
SERGINHO CHULAPA - Na minha época era dividido, com o Pacaembu ou o Morumbi sempre lotado. É lamentável chegar ao ponto de termos um estádio quase todo para um só torcida. Quando o jogo era no Morumbi e o jogo decisivo, a torcida do São Paulo comparecia e sempre fazia a diferença.
MARCELINHO - Faz a diferença, com certeza. A massa corintiana faz uma diferença tremenda. No Pacaembu era complicado vencer o Corinthians com o estádio cheio.
ESTADÃO - Quem é o favorito para o jogo deste domingo?
SERGINHO CHULAPA - Não dá para apontar um favorito. O São Paulo vem melhorando, está em ascensão no campeonato, mas o Corinthians também está em um bom momento. Clássico é complicado dar um prognóstico.
MARCELINHO - O Corinthians vai ganhar o jogo, mesmo sem o Jadson, que está fazendo a diferença no meio-campo do time.
VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Vasco: Onde assistir e prováveis escalações
- HISTÓRICO! Jogadores do Corinthians declaram apoio ao presidente Augusto Melo em meio a possível impeachment
- FALA, MÁGICO! Talles Magno projeta vitória do Corinthians contra o Vasco no Brasileirão
8724 visitas - Fonte: Estadão
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas