Luciano apresentou credenciais à torcida do Corinthians com dois gols. Em 2012, Romarinho (ao fundo) fez o mesmo
Em 2012, Romarinho chegou do Bragantino e não demorou a cair nas graças do torcedor do Corinthians. A receita foi simples: em dois jogos, marcou contra Palmeiras e Boca Juniors, ajudando seu novo time a bater o maior rival e ser campeão da Copa Libertadores. Dois anos depois, o raio parece cair novamente no mesmo lugar, fazendo nascer um novo ‘xodó-relâmpago' alvinegro.
É verdade que o jovem Luciano, contratado junto ao Avaí há pouco mais de 15 dias, ainda não jogou nenhum clássico, muito menos uma grande final, mas já caiu no gosto da Fiel pelos serviços prestados - quatro gols em 122 minutos em campo com a camisa do Corinthians. E não é exagero dizer que ele segue exatamente os passos de Romarinho. Ao menos dentro de campo.
Escalado pela primeira vez como titular na última quarta-feira, na vaga aberta pela contusão de Paolo Guerrero, Luciano esteve longe de fazer o papel de camisa 9 e atuou quase que todo o tempo pela ponta-direita, cumprindo a mesma função de Romarinho pelo lado oposto - como revelam os mapas de calor da goleada do Corinthians sobre o Linense fornecidos pela Footstats.
Mapa de calor mostra a movimentação de Luciano na vitória do Corinthians sobre o Linense
Em um dos poucos momentos que saiu do flanco do campo, Luciano entrou na área na segunda etapa - pelo lado direito - e marcou o quarto gol corintiano, seu segundo no jogo, mostrando que também tem faro artilheiro. Ou ao menos muita estrela, já que suas médias até aqui pelo Corinthians são de irreais um gol a cada 30,5 minutos ou a cada 1,5 finalização (deu seis chutes ao todo).
As bolas na rede deixadas contra Comercial e Linense já fazem com que Luciano seja vice-artilheiro do Corinthians na temporada - atrás apenas justamente de Romarinho, que marcou cinco vezes até aqui no Campeonato Paulista - e rendem elogios de Mano Menezes, que tem em mãos a decisão de dar ou não uma chance de ouro para o atacante se tornar de vez xodó corintiano.
No próximo domingo, o Corinthians tem clássico contra o São Paulo, no Pacaembu, e mais uma vez não poderá contar com Guerrero, que para por pelo menos um mês. Embora a vaga entre os titulares não tenha sido garantida pelo técnico, a tendência é que Luciano inicie entre os onze e tente repetir outra receita de Romarinho, marcando contra um arquirrival.
E, no que depender da confiança de Luciano, o torcedor do Corinthians pode se animar. "A gente vem trabalhando para isso e não podemos parar. É a oportunidade da vida. Quando eu cheguei, a comissão e os jogadores me acolheram bem. Estou tentando retribuir dentro de campo e, se Deus quiser, não vai parar não (a boa fase)", afirmou.