1- Jadson precisou de pouco tempo para reviver seus melhores momentos no futebol e levar o Corinthians a ter muitas chances de uma classificação que já parecia perdida. Contra o Linense, fora de casa, o que mais poderia ter apresentado Jadson? Fez dois gols em chutes perfeitos (um em cobrança de falta), virou o jogo para Luciano marcar o terceiro gol (Luciano marcaria também o quarto), fez o diabo. Que bela atuação!
E assim, o Corinthians goleou o Linense por 4 a 0, situando-se agora a apenas um ponto do Ituano- o vice- líder de seu grupo-, que perdeu para o Comercial em Ribeirão Preto. A pequena diferença poderá tornar dramática o duelo das duas equipes pela última vaga, já que o Botafogo (25 pontos) venceu o Atlético Sorocaba, fora de casa, e dificilmente deixará de estar no mata-mata. Relembrando, o Ituano tem 21 pontos e o Corinthians 20.
A equipe do técnico Mano Menezes, no entanto, não viveu apenas de Jadson. Que se destaque também o oportunismo de Luciano, menino de 20 anos, autor de quatro gols em dois jogos, façanha considerável para um recém-chegado; e também o esquema do próprio Mano, com três volantes e atacantes mais soltos, vem dando resultado E se futebol é momento, que seja mantido enquanto funcionar, pois não?
2- Tudo bem que vencer a África do Sul, mesmo em Johanesburgo, é quase uma obrigação. Mas no histórico dos confrontos entre brasileiros e sul-africanos, os registros são de contagens apertadas, por um gol de diferença.
E assim a goleada do Brasil por 5 a 0 e o jeito com que foi construída, ah, tudo isso me passou a sensação de que a Seleção está prontinha para ser chamada e disputar a Copa do Mundo. Foi formado um grupo forte, com mentalidade vencedora e que se consolidou com a conquista da Copa das Confederações.
Se vai ganhar a Copa? Bem, esse é um assunto talvez para Nostradamus, pois são tantos os detalhes que envolvem o futebol que os resultados não podem ser conhecidos de véspera. Creio, apenas, que o Brasil tem ótimas chances de acabar com as tristes lembranças de 1950 e beliscar esse caneco.
Quanto ao jogo em si, mais uma vez Neymar, autor de três gols, foi o grande destaque. Mas Oscar (autor do primeiro gol) também teve os seus lampejos e Fernandinho, em minha opinião, pode ter garantido a sua vaga: foi primeiro volante na etapa inicial e segundo volante no tempo final, quando pode se aventurar mais ao ataque e fez um golaço de fora da área.
A Seleção de Scolari está firme.