A temporada de 2026 no futebol brasileiro começou de forma antecipada, logo após o Natal, trazendo novos desafios para os clubes da elite. Com o calendário cheio e muitas viagens, as equipes estão buscando estratégias para lidar com o estresse físico e mental de seus jogadores. Em uma entrevista ao Lance!, o fisiologista Guilherme Grandim, que tem uma trajetória de 13 anos em clubes como Corinthians e Vasco, compartilhou suas reflexões sobre o atual cenário.
Grandim ressalta que os atletas, ao final de uma temporada, apresentam um estado de fadiga generalizada, que afeta tanto os músculos quanto o sistema nervoso. Ele alerta que a falta de um período de recuperação adequado pode aumentar o risco de lesões ao longo da nova temporada. “Os atletas de elite terminam a temporada em um estado de estresse sistêmico profundo. Não se trata apenas de cansaço muscular, mas de fadiga geral. Sem a recuperação apropriada, há impactos nos músculos e tendões, gerando riscos para a saúde do atleta”, explica.
Além disso, o fisiologista aponta que essa congestão no calendário também tem afetado as categorias de base, resultando em um comprometimento da formação dos jovens atletas. “Tivemos casos em que equipes passaram por 12 semanas seguidas de jogos, o que limitou o tempo de treinamento e recuperação”, lamenta Grandim.
Ele destaca que a fisiologia no futebol deve ser vista como um departamento estratégico, capaz de oferecer informações vitais para a otimização do desempenho atlético. “A CBF tem feito ajustes no calendário para que haja mais espaçamento entre os jogos, o que pode proporcionar melhor recuperação aos jogadores e oportunidades para as comissões técnicas implementarem um estilo de jogo menos desgastante”, completa.
Com as alterações no calendário devido à Copa do Mundo de 2026, o Brasileirão está programado para começar em 28 de janeiro e terminar em 2 de dezembro, enquanto a Série B terá início em 21 de março e término em 28 de novembro. Essas mudanças exigem um planejamento cuidadoso por parte dos clubes, que tiveram pouco tempo para descanso após a Copa do Brasil, que ocorreu em dezembro do último ano. Por exemplo, o Corinthians se reapresentou em 2 de janeiro e já fez sua estreia com vitória, enquanto o Vasco retomou os treinos em 5 de janeiro e se prepara para entrar em campo no dia 15.



Inacreditável: Proposta de R$ 250 milhões ao Timão é retirada após vazamento
Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
Corinthians x Bragantino; Saiba onde assistir!
GOOOOOOOOOOOOOOOL! CORINTHIANS ABRE O PLACAR NA ARENA!
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!