Na última sexta-feira, o Corinthians apresentou seu novo executivo de futebol, Marcelo Paz, no CT Dr. Joaquim Grava. Durante sua apresentação, o dirigente abordou o atual contexto político turbulento do clube, além de discorrer sobre a possibilidade de uma eventual transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Paz enfatizou seu desejo de focar apenas na área do futebol, distanciando-se do ambiente político do Timão.
"Aqui a gente está fazendo um trabalho profissional dentro do CT, contando com o apoio do presidente Osmar. Sabemos que a política às vezes pode atrapalhar, e conto com o apoio da torcida para isso. Quando meu nome foi anunciado, o que mais ouvi foi: 'Deixa ele trabalhar, se deixar vai dar certo'. Então, espero que o torcedor nos apoie nesta jornada, onde nosso objetivo é proporcionar alegria aos fãs do Corinthians, independentemente de qualquer questão política", afirmou o executivo.
Marcelo Paz trouxe consigo lições valiosas de sua experiência no Fortaleza, onde ressaltou que não pretende repetir os erros do passado. "O rebaixamento lá trouxe aprendizados. Os erros são coletivos e não individuais. Eu achava que deveríamos ter promovido mudanças no perfil dos jogadores antes do que fizemos. Também, a contratação de jogadores na primeira janela não se adequou ao nosso modelo. Embora houvesse boa vontade e qualidade técnica, não se encaixaram no grupo. Vivemos problemas políticos que afetaram a equipe, e isso é algo que quero evitar aqui", refletiu.
Ao ser questionado sobre a SAF no Corinthians, Paz apontou tanto os aspectos positivos quanto negativos desse modelo de gestão, mas evitou oferecer um caminho definitivo. "Vejo a SAF como uma boa lei que permite aos clubes adotarem um modelo mais empresarial. Há mais de 100 SAFs no Brasil, o que demonstra que é um modelo interessante. Contudo, não posso afirmar qual é o melhor; existem várias maneiras de alcançar o sucesso na gestão", avaliou.
Ele destacou que o crucial é a qualidade das pessoas à frente do clube. "Se você tiver um proprietário ruim, a situação pode se agravar. Portanto, tudo precisa estar bem elaborado nos acordos de investimento", finalizou. Atualmente, um dos projetos para a transformação do Timão em SAF é a SAFiel, mas este ainda enfrenta resistência interna dentro do clube.
Fala, Marcelo Paz! ???#VaiCorinthians pic.twitter.com/a3ti2SaDQn
— Corinthians (@Corinthians) January 9, 2026



PACOTÃO DO TIMÃO: Saiba seis jogadores que poderiam reforçar o Corinthians em 2026
BOMBA: Maycon recusa renovação, deixa o Corinthians e fecha com o Atlético-MG
Corinthians oferece atletas em troca para avançar por Alisson, do São Paulo
Voltando aos trilhos: Transfer ban derrubado e R$ 81 milhões no caixa animam início do Corinthians
Possível reforço? Corinthians realiza proposta por Dória
Reforço confirmado!! Em coletiva Marcelo Paz confirma novo reforço para o Corinthians!
Flamengo aceita ceder Allan ao Corinthians, mas cobra troca de jogadores na negociação
BOMBA: Zagueiro rescinde com time turco e pode reforçar o Corinthians
Lamentável: Ex-Corinthians, Cristian Baroni é acusado de agressão pela esposa
Após despedida, Romero defende Yuri Alberto e reforça peso histórico no Timão