A temporada 2025/26 do NBB (Novo Basquete Brasil) está sendo uma verdadeira vitrine para o jogo coletivo. A disputa pela liderança da tabela entre Pinheiros e Flamengo tem sido acirrada, com as equipes trocando de posição a cada rodada. Um dos destaques da competição tem sido a eficiência dos armadores, especialmente na corrida pela coroa de maior assistente da liga.
Neste cenário, Alexey Borges, craque do Flamengo e da seleção brasileira, desponta como o grande líder, acumulando uma média impressionante de 8.8 assistências por jogo. Logo em seguida, o experiente Elinho Neto, do Corinthians, não fica muito atrás, com uma média de 8.7 passes decisivos por partida. Essa rivalidade entre Flamengo e Corinthians se torna um dos grandes atrativos do NBB.
As estatísticas também mostram que a regularidade desses jogadores é admirável. O recorde de assistências em um só jogo, que é de 13 passes, é compartilhado por Alexey, Elinho, Facundo Corvalan e Alex Garcia. Além disso, tanto Alexey quanto Elinho figuram três vezes cada na lista das dez maiores marcas de assistências em uma única partida.
No ranking por equipes, o Corinthians se destaca ao liderar a liga com uma média de 20.8 assistências por jogo, seguido de perto pelo Flamengo, que tem uma média de 20.4. O Minas Tênis Clube e o São José se equilibram na disputa, com médias de 20.3 e 20.1, respectivamente, enquanto o Pinheiros fecha o top 5 com 19.9 assistências por partida. Assim, tanto Flamengo quanto Corinthians evidenciam a força do jogo coletivo nesta temporada do NBB.



BOMBA: Corinthians acerta empréstimo de ex-Barcelona
Flamengo aceita ceder Allan ao Corinthians, mas cobra troca de jogadores na negociação
Corinthians oferece atletas em troca para avançar por Alisson, do São Paulo
Voltando aos trilhos: Transfer ban derrubado e R$ 81 milhões no caixa animam início do Corinthians
Reforço confirmado!! Em coletiva Marcelo Paz confirma novo reforço para o Corinthians!
NOVA INVESTIDA! Flamengo planeja nova oferta milionária por Bidon e sonha com talento do Corinthians
GOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS! GUSTAVO HENRIQUE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Lamentável: Ex-Corinthians, Cristian Baroni é acusado de agressão pela esposa