20/12/2025 13:23

Corinthians contesta inquérito que pode resultar em intervenção judicial e MP-SP rebate ??????s

Corinthians contesta inquérito que pode resultar em intervenção judicial e MP-SP rebate ??????s

O Corinthians, em meio a uma crise financeira, entrou com um recurso solicitando a suspensão de um inquérito policial que investiga a necessidade de uma possível intervenção judicial no clube. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contestou a versão apresentada pelo time do Parque São Jorge, rebatendo os argumentos da diretoria alvinegra.

Na última sexta-feira, a alta cúpula do Corinthians apresentou um pedido de encerramento do inquérito, admitindo que enfrenta dificuldades financeiras, mas sustentando que não há elementos suficientes que justifiquem uma intervenção judicial. O clube defende que possui autonomia, conforme garantido pela Constituição, e que a intervenção seria uma medida drástica diante de alternativas mais viáveis, como a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Além disso, o Corinthians argumentou que outras equipes estão em situações semelhantes de endividamento e não estão sendo avaliadas judicialmente. O clube questionou ainda o interesse público mencionado no pedido de intervenção, afirmando que não há consenso sobre a caracterização do Corinthians como patrimônio cultural brasileiro.

O Corinthians destacou os esforços para corregir seus problemas, como a reprovação do balanço financeiro de 2024, a formação de um comitê de planejamento estratégico e reestruturação financeira, reformas estatutárias e negociações com a Caixa Econômica Federal relacionadas à dívida da construção da Neo Química Arena.

Em resposta, o MP-SP reafirmou a validade do inquérito, reconhecendo a autonomia do clube, mas afirmando que, em situações excepcionais, o Judiciário pode intervir. O inquérito foi aberto para investigar se os problemas do Corinthians justificam uma intervenção judicial. O MP-SP também se baseia na Lei Geral de Desportos, que requer transparência financeira, e na Lei Pelé, que considera a integridade do clube como de elevado interesse social.

O processo está agora paralisado, aguardando o julgamento do pedido do Corinthians pelo Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo, que decidirá se o inquérito será retomado ou arquivado. A data para essa decisão ainda não foi definida.

Relembrando o contexto, em 5 de dezembro, o MP-SP instaurou um inquérito civil para apurar um pedido de intervenção judicial no Corinthians, baseado em um pedido do promotor Cassio Roberto Conserino e justificado por indícios de ilícitos cíveis e criminais que afetavam a imagem e a saúde financeira do clube.

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

TÁ CHEGANDO, FIEEEEEEEEEEL!!!!! ????? Amanhã acontece o jogo de volta da final da Copa do Brasil! ? ?? Vasco da Gama ? 18h (horário de Brasília) ??? Maracanã #TodoPoderosoTimão #VaiCorinthians



VEJA TAMBÉM
- Reforço anunciado!! Corinthians fecha acordo e apresenta Zakaria Labyad como novo reforço para temporada
- Reforço para decisão! Craque do Corinthians se recupera para decisão contra a Portuguesa
- Corinthians quita R$ 26 milhões em dividas com elenco por prêmios em títulos recentes


618 visitas - Fonte: Tudo Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade