A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou a medida de proibir a Gaviões da Fiel, a principal torcida organizada do Corinthians, de frequentar os estádios com faixas, bandeiras, instrumentos e adereços até o final de 2026. A decisão foi formalizada na Portaria nº 214, publicada na última quarta-feira, dia 10 de dezembro, e assinada por Mauro Silva, vice-presidente da FPF. Essa ação foi motivada por um pedido da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal Central.
A punição foi sugerida pelo promotor Roberto Bocal, em resposta a um confronto entre torcedores uniformizados de Corinthians e São Paulo que ocorreu no Bairro do Bixiga no último dia 20 de novembro após um clássico entre as equipes durante o Campeonato Brasileiro. A Gaviões da Fiel, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que seu departamento jurídico já está ciente da decisão e que se manifestará em momento oportuno.
Com efeito imediato, a nova punição faz com que os torcedores uniformizados não possam usar suas vestimentas ou instrumentos já nesse domingo, quando o Corinthians recebe o Cruzeiro para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, marcado para as 18h (horário de Brasília) na Neo Química Arena.
Vale destacar que essa não é a primeira punição imposta à Gaviões da Fiel. Recentemente, a torcida, juntamente com outras cinco organizadas do Corinthians, foi impedida de entrar em estádios devido a incidentes durante a final do Campeonato Paulista em março contra o Palmeiras. Essa sanção foi revogada no fim de outubro, e para retomarem suas atividades, as torcidas precisaram assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de São Paulo.
O próximo confronto do Corinthians será contra o Cruzeiro, na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, que ocorrerá no dia 14 de dezembro, domingo, às 18h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Com uma vitória de 1 a 0 no jogo de ida, o Corinthians avança para a final se conseguir ao menos um empate. Uma derrota por um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis, enquanto que uma derrota por dois ou mais gols resultará na eliminação do Timão.



Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Milan monitora Hugo Souza, destaque do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Athletico-PR!
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!
Memphis tenta quebrar tabu no sintético contra o Athletico
MACHUCOU? Meia do Corinthians sente desconforto contra o Athletico-PR
Kaio César reage após lesão e reforça o Corinthians no mata-mata