O Corinthians entra em campo para cumprir tabela na última rodada da Série A, mas o confronto contra o Juventude traz números relevantes para análise. Pela era dos pontos corridos, o Timão é amplamente dominante como mandante: em cinco jogos na Neo Química Arena contra o adversário gaúcho, foram três vitórias e dois empates, mantendo um tabu importante — o Juventude nunca derrotou o Corinthians em São Paulo.
O momento recente das equipes apresenta contrastes. O Corinthians perdeu quatro dos últimos seis jogos (1 V, 1 E, 4 D), desempenho de apenas 22,2%. Já o Juventude, apesar de já estar rebaixado, aparece em fase superior, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, somando 44,4% no mesmo recorte.
O jogo não altera mais a situação na tabela: o Juventude já está rebaixado à Série B e o Corinthians não tem mais chances matemáticas de alcançar a oitava colocação, que poderia render vaga aos playoffs da Pré-Libertadores. O foco do torcedor corintiano está totalmente no que realmente importa: a semifinal da Copa do Brasil, marcada para quarta-feira, em Belo Horizonte. Por isso, é esperado que o Timão poupe titulares no duelo contra o Juventude.
Com o 13º melhor desempenho como mandante no returno (4 V, 2 E, 3 D), o Corinthians registra o décimo melhor ataque caseiro (14 gols, média de 1,56) e a 12ª melhor defesa (9 gols sofridos, média de 1,00). Em três das nove partidas em casa no returno, o Timão não foi vazado, desempenho que o coloca como o 11º melhor mandante defensivo.
O Juventude, por sua vez, aparece como a sexta melhor campanha visitante do returno (3 V, 2 E, 4 D), dono do sétimo melhor ataque como visitante (10 gols, média de 1,11) e da sexta melhor defesa forasteira (11 gols sofridos, média de 1,22). Também não sofreu gols em três das nove partidas fora de casa — segunda melhor marca defensiva visitante do período.
Os dados utilizados nas projeções são do Gato Mestre, que calcula probabilidades de resultado por meio de modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi, a partir de microdados coletados desde 2013. Em função de arredondamentos nas projeções, a soma das probabilidades pode não totalizar exatamente 100%.
O confronto será transmitido ao vivo pelo Premiere (pay-per-view), que exibirá a partida para todo o Brasil. Mesmo sem impacto direto na classificação do Timão, o jogo serve para ajustes finais e preservação física antes do confronto decisivo da Copa do Brasil, onde o título vale uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.



Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Milan monitora Hugo Souza, destaque do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Athletico-PR!
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!
Memphis tenta quebrar tabu no sintético contra o Athletico
MACHUCOU? Meia do Corinthians sente desconforto contra o Athletico-PR
Kaio César reage após lesão e reforça o Corinthians no mata-mata