A situação do Corinthians na busca por uma vaga na Libertadores de 2026 ficou comprometida após a derrota para o Fortaleza, ocorrida nesta quarta-feira. Com esse revés, a equipe perdeu a oportunidade de garantir uma classificação via Campeonato Brasileiro, restando agora a única alternativa de conquistar o título da Copa do Brasil. O Timão, que não conseguiu alcançar o G7, poderia ainda se classificar se terminasse a competição na oitava posição. No entanto, após o jogo no Ceará, o Corinthians caiu para a décima posição, somando 46 pontos, e está a cinco pontos do oitavo colocado, São Paulo, a apenas uma rodada do fim do torneio.
Questionado sobre a pressão adicional que a equipe poderia enfrentar na busca pelo título da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior minimizou as preocupações. Ele fez um balanço da campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro e destacou os inúmeros desafios que o time enfrentou ao longo da temporada. “Não é uma lamentação, é uma constatação. Quando cheguei, percebi a necessidade de intervenções e pedi alguns reforços. Sofremos uma quantidade significativa de lesões, perdendo jogadores-chave como Garro, Yuri, Memphis e Carrillo. Frente a tudo isso, acredito que o Corinthians teve um desempenho em que raramente foi inferior aos adversários”, refletiu o treinador.
O treinador também ressaltou a importância do trabalho com os jovens talentos da base. “Valorizamos o crescimento dos jogadores das categorias de base. Há meses, esses atletas não eram mencionados, e o Corinthians mudou essa percepção. Esse trabalho demanda paciência e tempo. Se respeitarmos as etapas do processo, os resultados virão”, acrescentou. Dorival ainda lembrou que, apesar do desejo de um desempenho melhor, a equipe não chegou perto da zona de rebaixamento, o que foi um fator positivo ao longo da temporada.
Com a última rodada do Campeonato Brasileiro ainda por jogar, o Corinthians se prepara para enfrentar o Cruzeiro pelas semifinais da Copa do Brasil, com os jogos agendados para os dias 10 e 14 de dezembro. A equipe estreia na partida em Belo Horizonte e decide a vaga em casa, na Neo Química Arena.
O próximo desafio do Corinthians é contra o Juventude, em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão, que ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.



Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Milan monitora Hugo Souza, destaque do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Athletico-PR!
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!
Memphis tenta quebrar tabu no sintético contra o Athletico
MACHUCOU? Meia do Corinthians sente desconforto contra o Athletico-PR
Kaio César reage após lesão e reforça o Corinthians no mata-mata