O Corinthians enfrenta um desafio significativo para o seu próximo confronto contra o Fortaleza, que ocorrerá nesta quarta-feira, na Arena Castelão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Júnior terá de lidar com a ausência do lateral direito Matheuzinho, que está suspenso. Desde o empréstimo de Léo Mana ao Criciúma, a equipe não possui um reserva imediato para essa posição, o que força Dorival a considerar alternativas improvisadas ou a convocação de um jovem da base.
Uma das opções mais prováveis é que o Corinthians adote uma linha de três zagueiros, com o venezuelano José Martínez atuando na lateral direita. Martínez já exerceu essa função recentemente, inclusive contribuindo para a vitória de 1 a 0 sobre o Vitória no dia 25 de outubro. Outra alternativa poderia ser Félix Torres, mas o zagueiro está fora das opções, uma vez que não tem sido relacionado e não entra em campo há mais de três meses.
Charles, um meio-campista que também já atuou como lateral direito em um clássico contra o Palmeiras, poderia ser considerado, mas sua situação é complicada, pois ele foi punido com dois jogos de suspensão pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e, portanto, está impossibilitado de participar do jogo. Nesse cenário, o jovem João Vitor, conhecido como 'Jacaré' e que ainda não teve a oportunidade de estrear como profissional, se torna uma opção viável caso Dorival decida escalar um atleta da posição.
Além disso, o técnico Dorival Júnior está de olho no futuro, especialmente no confronto contra o Cruzeiro, pela semifinal da Copa do Brasil. Para garantir que tenha todos os jogadores em plenas condições físicas, é possível que ele opte por poupar alguns atletas nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Isso sugere que o Timão pode entrar em campo contra o Fortaleza, que está lutando contra o rebaixamento, com uma equipe alternativa.
O Corinthians, que recentemente empatou com o Botafogo, não possui grandes ambições no Brasileirão. A equipe de Dorival Júnior vislumbra encerrar a competição na oitava posição, o que possibilitaria uma vaga na Libertadores de 2026 em caso de insucesso na Copa do Brasil. Atualmente, o Timão ocupa a nona colocação na tabela, com 46 pontos, dois a menos que o oitavo colocado, São Paulo.
O compromisso entre Fortaleza e Corinthians está agendado para o dia 03 de dezembro (quarta-feira), às 19h, horário de Brasília, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).



Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Milan monitora Hugo Souza, destaque do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Athletico-PR!
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!
Memphis tenta quebrar tabu no sintético contra o Athletico
MACHUCOU? Meia do Corinthians sente desconforto contra o Athletico-PR
Kaio César reage após lesão e reforça o Corinthians no mata-mata