Neste dia, relembramos um dos momentos mais difíceis da trajetória do Corinthians, que completou 18 anos de seu rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A data emblemática é 2 de dezembro de 2007, quando, após um empate em 1 a 1 contra o Grêmio no Estádio Olímpico, o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história. Com uma campanha aquém do esperado, o Timão terminou a competição na 17ª colocação, somando 44 pontos, um a menos que o Goiás, que se manteve na 16ª posição com 45 pontos.
Além do Corinthians, outros três times também foram rebaixados naquele ano: América-RN, Juventude e Paraná. Os fatores que contribuíram para essa queda foram múltiplos e, em grande parte, relacionados a questões extracampo. A aliança do clube com a MSI (Media Sports Investment) trouxe à tona uma série de escândalos, principalmente envolvendo o ex-presidente Alberto Dualib. Após diversas denúncias, Dualib renunciou ao cargo em setembro de 2007, mas os efeitos negativos de sua administração já estavam evidentes e prejudicaram o clube em sua totalidade.
As duas rodadas decisivas que antecederam o rebaixamento foram cruciais. Antes do jogo contra o Grêmio, o Corinthians teve uma oportunidade de escapar dessa situação, enfrentando o Vasco em casa. No entanto, o Timão sucumbiu em um confronto frustrante, perdendo por 1 a 0 com um gol de Alan Kardec. No confronto seguinte, no Estádio Olímpico, o Corinthians se viu em uma situação delicada; precisava, no mínimo, de um empate e ainda torcer por um resultado favorável no jogo entre Goiás e Internacional.
Na partida, o Corinthians começou desvantajoso, após o gol de Jonas, mas conseguiu empatar com uma cobrança de Clodoaldo. O jogo terminou em 1 a 1, e a vitória do Goiás sobre o Internacional selou o destino do Timão, que amargou seu primeiro rebaixamento na história. Esse triste episódio permanece gravado na memória dos torcedores, simbolizando um período de dificuldades que o clube enfrentou.



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão