19/11/2025 03:04

Reforma do estatuto do Corinthians é contestada pelo conselho, que pede adiamento

O CORI pediu o cancelamento da votação da reforma do estatuto do Corinthians, alegando ilegalidades no processo. Tuma Júnior criticou a entidade e defendeu avanço das mudanças

Reforma do estatuto do Corinthians é contestada pelo conselho, que pede adiamento

Recentemente, o Conselho de Orientação (Cori) do Corinthians emitiu um comunicado solicitando o cancelamento da reunião programada para 24 de novembro, onde o Conselho Deliberativo iria votar a proposta de reforma do estatuto do clube. Embora a entidade manifeste apoio às alterações propostas, ela identificou diversas ilegalidades no processo que precisa ser analisado com cuidado antes da deliberação do anteprojeto.

O parece também abrange discussões sobre a possível transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Cori enfatiza que este tema requer um debate amplo por meio de encontros específicos com os proponentes das referidas iniciativas. A entidade reafirma seu compromisso com um diálogo democrático em relação a todos os assuntos, visando sempre o aprimoramento da instituição.

O Cori expressa que, apesar de sua defesa favorável à reforma, o cancelamento da reunião marcada para o próximo dia 24 é necessário para a análise cuidadosa dos procedimentos e do conteúdo das mudanças propostas à luz da legislação vigente e do estatuto atual. Quanto à transformação do clube, o Cori acredita que a discussão deve ser feita em fóruns apropriados, onde as propostas possam ser debatidas aprofundadamente.

Em resposta a essa posição, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, lamentou que o Cori se concentre em impedir o avanço de medidas consideradas essenciais para o clube. O presidente ressaltou que a reforma do estatuto foi uma meta aprovada por unanimidade em fevereiro de 2024 e estranhou o fato de o Cori não ter apresentado propostas durante o processo, decidindo se manifestar apenas agora para solicitar a paralisação das discussões.

Tuma Júnior criticou o que vê como uma intervenção tardia e pouco construtiva, mencionando que o processo de reforma foi aberto a todos os corinthianos interessados em contribuir. Ele destacou que o Cori teria a oportunidade de oferecer soluções para quaisquer pontos problemáticos, mas preferiu adotar uma postura crítica sem propor alternativas. O presidente assinalou que a inércia e a vaidade poderiam ser prejudiciais ao Corinthians, enquanto que os avanços propostos pela reforma devem beneficiar a instituição.

Entre as principais mudanças sugeridas no novo estatuto estão a ampliação do direito ao voto para os membros do programa Fiel Torcedor, a introdução da votação individual nas eleições de conselheiros, a realização de eleições presidenciais em dois turnos, a possibilidade de cassação do mandato de conselheiros que não comparecerem a três reuniões e normas relacionadas à criação de uma Sociedade Anônima do Futebol.

Votação do impeachment de Augusto Melo acontece no Parque São Jorge, sede do Corinthians (Foto: Ulisses Lopresti/ Lance!)
Parque São Jorge, sede do Corinthians (Foto: Ulisses Lopresti/ Lance!)


VEJA TAMBÉM
- TIMÃO EM CAMPO! Corinthians x São Paulo feminino: escalações e onde assistir duelo em instantes
- Corinthians lidera ranking: CBF revela ranking nacional do futebol feminino
- Memphis recuperado? Atacante volta aos treinos e se prepara para semis


804 visitas - Fonte: Tudo Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade