Mulheres em posições de liderança estão promovendo uma transformação significativa nos conceitos globalmente aceitos de ambição, impacto e propósito. Um estudo intitulado "Beyond the Ladder", realizado pela Chief em parceria com a The Harris Poll, destaca esse fenômeno. No entanto, a realidade brasileira, especialmente no setor do futebol, revela um cenário diferente: a presença feminina em cargos de alta gestão continua a ser uma raridade.
A advogada e conselheira vitalícia do Corinthians, Miriam Athie, aponta que esse atraso é evidente. Em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como o futebol, as barreiras ainda são robustas, dificultando a ascensão das mulheres, mesmo em meio a uma crescente transformação global. "Ainda existe um preconceito quando o assunto é mulher à frente do futebol", afirma Athie. "Tivemos poucos exemplos, como Marlene Matheus, que presidiu o Corinthians, e Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras. Fora isso, não conheço outras mulheres ocupando esse espaço. Já passou da hora de estarmos onde também pertencemos", completa.
Athie relembra sua entrada no conselho do Corinthians, que se deu através de um pedido direto ao então presidente Vicente Matheus. "Ele disse que não podia, que era só para homem. Eu falei que era exatamente isso que eu queria: ser a primeira mulher", conta. Assim, ela ingressou no conselho ao lado de Marlene Matheus, que mais tarde se tornaria a única mulher a presidir o clube. Hoje, Miriam enfatiza a importância da representatividade: "Temos excelentes conselheiras mulheres no Corinthians, mas elas são conselheiras trienais, votadas. Eu sou a única vitalícia. Isso mostra o quanto a estrutura ainda carrega um peso cultural".
Enquanto o Corinthians contabiliza Marlene Matheus em seu histórico e conta com a voz ativa de Miriam Athie no conselho atualmente, seu rival, o Palmeiras, se destaca sob a liderança feminina. Leila Pereira, que assumiu a presidência do clube alviverde em dezembro de 2021, se tornou a principal referência de gestão feminina no futebol brasileiro, sendo a única mulher a presidir um clube da Série A. Sob sua administração, o Palmeiras se estabeleceu como uma potência financeira, marcada por uma gestão profissional, investimentos significativos em elenco e infraestrutura, além de conquistar títulos importantes nos últimos anos.
Como conclui Miriam Athie, "as mulheres já mostraram que têm competência para estar nesses espaços. Falta abrir a porta e deixá-la aberta para as próximas".



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão