O zagueiro Renato, que pertence ao Corinthians e está atualmente emprestado ao Atlético-GO, fez sua estreia na lista de relacionados do clube goiano pela primeira vez desde sua chegada em março de 2025. Essa inclusão entre os suplentes ocorreu durante um empate sem gols com o Operário, na penúltima rodada da Série B, mas ainda não teve a oportunidade de atuar em campo sob o comando do treinador Rafael Lacerda.
A presença de Renato no banco de reservas representa um pequeno avanço, embora sua situação ainda seja delicada, visto que teve meses de escassa participação no time. Desde que foi emprestado em abril, o zagueiro não conseguiu se firmar na equipe, especialmente após o reforço da defesa com o retorno de Adriano Martins e Heron, além das novas contratações como Castro, que veio do The Strongest, e Tito, do Maringá. Essa crescente concorrência tem dificultado ainda mais a sua inserção entre os titulares.
Na janela de transferências anterior, o Corinthians poderia ter buscado o retorno de Renato, mas optou por mantê-lo no elenco do Atlético-GO, acreditando que ele ganharia tempo de jogo. Contudo, essa expectativa não se concretizou. O contrato de empréstimo permanece válido até o final de março de 2026, e parece que Renato chegará ao fim desse período sem acumular uma experiência significativa.
O cenário de Renato no Corinthians não é muito diferente. Formado nas categorias de base e campeão da Copinha em 2024, ele foi promovido ao elenco principal por Ramón Díaz no final do mesmo ano, mas não conseguiu se consolidar. Durante o Paulistão, chegou a ser preterido em favor de Guilherme Gama, que tinha apenas 16 anos, o que levou a diretoria a decidir pela opção de empréstimo para acelerar seu desenvolvimento, estratégia que já tinha funcionado com outro jogador, João Pedro Tchoca, no Ceará.
Com o término do seu vínculo de empréstimo se aproximando e sem muitas oportunidades no Atlético-GO, Renato provavelmente retornará ao Parque São Jorge em uma situação semelhante à que deixou: jovem e promissor, mas ainda sem vivência no profissional. Seu contrato com o Corinthians vai até 31 de julho de 2027, e o clube precisará avaliar cuidadosamente os próximos passos na carreira desse defensor talentoso.



Oficial! Corinthians anuncia saida de joia de 18 anos vendida ao Chelsea
Corinthians define data para quitar salários de junho e derrubar primeiro transfer ban
Entenda a situação de Gui Negão no Corinthians
Corinthians recusa proposta milionária da Espanha por Gui Negão
Corinthians abre janela de transferências sufocado por três transfer bans ativos
Fernando Diniz define titulares para reestreia na temporada contra o Remo! Confira
ALVO DEFINIDO: Ex-Barcelona é o plano A do Corinthians de Fernando Diniz em 2026
Lamentável! Corinthians sofre novo Transferban, acumula punições da FIFA e complica contratações
Marcelo Paz admite saídas de craques e promete derrubar transfer ban do Corinthians
Juventus faz videochamada com André e prepara proposta milionária por craque