O presidente do Corinthians, Osmar Stabile, esclareceu os motivos que levaram o setor de compliance do clube a emitir um relatório interno com alertas à diretoria a respeito do projeto SAFiel. Esta iniciativa busca transformar o Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Durante o sorteio do Campeonato Paulista, realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, Stabile enfatizou a importância do compliance e sua intenção de não deixar uma "herança maldita" para a gestão futura.
“Recebemos o projeto, levamos para o compliance. O Corinthians possui um compliance que funciona, nesta gestão ele opera bem. Não sei se em outras gestões funcionou, mas estamos fazendo nossa parte e não vamos deixar problemas para os próximos”, afirmou. O presidente ressaltou que, caso haja algum apontamento do compliance, o clube irá aguardar as resoluções antes de discutir aspectos técnicos e de marketing.
Na análise do setor, foram destacadas fragilidades na estrutura da SAFiel, sugerindo a necessidade de uma verificação mais aprofundada antes de avançar nas negociações. Stabile declarou que o Corinthians não assina contratos sem antes consultar o compliance, e isso se aplica a qualquer empresa, incluindo a SAFiel.
Entre os pontos que geraram preocupação estão a recente constituição da empresa SAFiel, com um capital social de apenas R$ 3 mil reais, e a presença de Maurício Chamati, um dos sócios, que foi membro do Comitê Independente de Finanças na gestão do ex-presidente Augusto Melo, afastado após um processo de impeachment. A SAFiel foi fundada em 18 de julho de 2025.
Em resposta às críticas, a SAFiel afirmou que seu projeto visa atrair investidores e estruturar clubes como Sociedades Anônimas do Futebol, com ênfase em transparência e governança. A empresa destacou que, embora tenha sido criada recentemente, conta com profissionais experientes no mercado financeiro e esportivo. Em relação ao capital social, a SAFiel explicou que o montante inicial é simbólico e não representa sua capacidade de investimento, que estará atrelada a aportes futuros e parcerias estratégicas.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto