A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na última segunda-feira, a abertura do primeiro Grupo de Trabalho destinado à Arbitragem. Contudo, o Corinthians optou por boicotar o evento e não enviou representantes à sede da entidade, localizada no Rio de Janeiro. Apenas Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza, dentre os clubes da Série A, não participaram do Grupo, que foi criado com a intenção de aprimorar a arbitragem no futebol brasileiro.
O Corinthians tomou a decisão de não enviar dirigentes como forma de protesto, uma vez que a CBF não respondeu a um ofício do clube solicitando que a árbitra Edina Alves Batista não apite mais partidas da equipe. A atuação da juíza durante a recente derrota do Timão para o Red Bull Bragantino gerou grande insatisfação na diretoria do clube. Nesse jogo, o time contabilizou duas expulsões e sofreu um gol nos últimos minutos, o que aumentou a irritação da comissão técnica e da diretoria. Tanto o técnico Dorival Júnior quanto o executivo de futebol, Fabinho Soldado, e o presidente Osmar Stabile expressaram seu descontentamento com a atuação de Edina após o confronto em Bragança.
Osmar Stabile, ainda bastante indignado, comentou a situação após o lançamento do Campeonato Paulista de 2026 na Mercado Livre Arena Pacaembu, afirmando: "O Corinthians não resolve problemas de arbitragem. Quem resolve é a CBF. Nós reclamamos várias vezes à CBF sobre a arbitragem e fizemos uma representação. Cabe à CBF afastar ou não a juíza. Ela errou e precisa ser afastada. Estamos muito chateados com a arbitragem, perdemos muitos pontos por causa dela e estamos revoltados".
Essa não foi a primeira vez que o Corinthians formalizou suas reclamações à CBF em relação à arbitragem. O clube já havia questionado, através de ofício, as decisões dos árbitros na derrota para o Bragantino, ocorrida no dia 13 de julho, durante o primeiro turno do Brasileirão. Além disso, durante jogos contra Flamengo e Internacional, a diretoria também sentiu que foi prejudicada e fez queixas públicas, com declarações de Dorival, Fabinho e Stabile. O Corinthians acredita que perdeu pontos importantes no Campeonato Brasileiro devido a erros de árbitros e, como as reclamações não geraram resultados efetivos, decidiu ignorar a reunião da CBF, passando a esperar por ações concretas da entidade para melhorar a arbitragem. Stabile questionou: "O Corinthians iria fazer o que lá? Acredito que a reunião não teve muita utilidade. Vamos esperar para ver os próximos jogos e o que irá acontecer".
O próximo compromisso do Corinthians será contra o São Paulo, pela 34ª rodada do Brasileirão, marcado para o dia 20 de novembro (quinta-feira), às 19h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto