30/10/2025 07:23

Reforma do estatuto divide torcida do Corinthians; proposta será votada em novembro

Reforma do estatuto do Corinthians divide torcedores; proposta de Romeu Tuma Jr. inclui SAF, direito a voto e será votada em novembro e dezembro

Reforma do estatuto divide torcida do Corinthians; proposta será votada em novembro

Esta semana, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, apresentou no Parque São Jorge o anteprojeto de reforma do estatuto do clube. A proposta gerou diversas opiniões entre os torcedores, que se mostraram divididos em uma enquete realizada pela Gazeta Esportiva. As opções de resposta variaram de "excelente" a "péssimo", sendo que a alternativa "péssimo" foi a mais votada, com 22,6% dos votos. Logo atrás, "bom" totalizou 21,3%, enquanto "excelente" ficou com 20%. As opções "ruim" e "mediano" registraram 18,6% e 17,3%, respectivamente.

Corinthians
Crédito da imagem: Reprodução

O documento divulgado pelo Corinthians inclui o direito de voto aos Fieis Torcedores e a possibilidade de transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Além disso, o texto prevê a ampliação dos mandatos, a remuneração de dirigentes, a contratação de um CEO, e um 'Prefeito' do Parque São Jorge, bem como um controle financeiro mais rigoroso, regras para o uso de cartões corporativos, repasses ao Conselho e mudanças na Comissão de Ética.

Sobre os próximos passos, é importante destacar que o anteprojeto ainda precisa ser submetido a duas votações antes de se tornar oficial. A primeira avaliação ocorrerá no Conselho Deliberativo do Corinthians, com votação agendada para novembro. Em seguida, em dezembro, os associados terão a oportunidade de ratificar ou não a decisão em uma Assembleia Geral. O processo de votação será dividido, com alguns artigos sendo discutidos em blocos, enquanto outros receberão votação individual. Caso seja aprovado, o novo estatuto poderá entrar em vigor de forma imediata. Contudo, o direito de voto para os Fieis Torcedores deve ser implementado apenas nas eleições de 2030, ficando o pleito de 2026 limitado ao atual modelo, que terá uma regra de transição.

A Comissão da Reforma do Estatuto tem trabalhado no texto desde o ano passado, com a elaboração do anteprojeto baseada em debates internos e sugestões de movimentos organizados, como a Gaviões da Fiel, que apoiou a ideia do direito a voto. Romeu Tuma Júnior destacou que foram mais de 30 propostas protocoladas na Secretaria e encaminhadas à Comissão. O relatório final foi entregue ao presidente do Conselho no dia 10 de outubro, e a expectativa é que o novo estatuto do Corinthians seja aprovado até o fim do ano e comece a ter efeito em 2026.

Enquanto isso, o Timão se prepara para enfrentar o Grêmio no próximo final de semana em busca de mais uma vitória, mantendo o foco nas competições que ainda restam nesta temporada!



VEJA TAMBÉM
- Rodrigo Garro vive pior fase desde 2020 e preocupa comissão técnica
- Vai sair? Corinthians avalia oferta de €25 mi da Roma por Yuri Alberto
- Com golaço de Carol Melo aos 15 anos, Corinthians vence o Criciúma na Copinha Feminina


846 visitas - Fonte: gazetaesportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade