29/10/2025 20:04

Corinthians e Tuma encaram proposta da SAFiel em meio a dilemas financeiros e futuros incertos

Corinthians e Tuma encaram proposta da SAFiel em meio a dilemas financeiros e futuros incertos

Nesta quarta-feira, a SAFiel, representada por Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, visitou o Parque São Jorge para entregar a carta de intenções não vinculante do projeto ao presidente do Corinthians, Osmar Stabile, e ao presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior. A entrega foi acompanhada de um encontro que durou cerca de três horas e que teve um tom cordial, como registrado nas redes sociais da SAFiel.

Durante a reunião, Romeu Tuma Jr. manifestou sua intenção de levar a proposta para análise dos departamentos jurídico e de compliance, além de outros órgãos internos do clube. Ele também se comprometeu a convidar os representantes da SAFiel para apresentarem suas ideias aos conselheiros interessados em uma data a ser agendada. O foco imediato, conforme afirmado por Tuma Jr., é a atualização do estatuto do clube, um ponto que obteve concordância dos representantes da SAFiel.

A apresentação da SAFiel ocorreu na última terça-feira, em um evento no Pacaembu, durante o qual os idealizadores expressaram o desejo de entregar a proposta diretamente a Osmar Stabile, que não pode comparecer devido a compromissos de agenda. A expectativa de recebimento da proposta foi intensificada nos dias seguintes, especialmente considerando as barreiras enfrentadas por seus idealizadores para discutir o projeto.

A SAFiel, que visa a transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), propõe uma gestão profissional com a participação ativa dos torcedores. Os corintianos teriam a oportunidade de adquirir ações a preços acessíveis e eleger conselheiros, com a estrutura do clube dividida em quatro conselhos: Administrativo, Fiscal, Cultural e de Governança. Cada conselho seria composto por membros escolhidos pelos acionistas e teria a responsabilidade de fiscalizar as atividades do clube.

A proposta busca arrecadar R$ 2,5 bilhões, o que permitirá quitar dívidas e investir no futebol e na sede social do Corinthians. Para isso, os acionistas teriam opções de aporte financeiro, que incluem uma reserva popular, um varejo voltado para torcedores com maior poder aquisitivo e um grupo destinado a investidores profissionais. Nenhum acionista poderá adquirir mais de 1,8% das ações, uma medida destinada a evitar a concentração de poder.

O tema da SAF tem gerado discussões crescentes entre os torcedores do Corinthians, evidenciado pela recente proposta de reforma do estatuto apresentada pelo Conselho Deliberativo, que contempla a transformação do clube em uma sociedade anônima. No entanto, as condições impostas no documento têm sido vistas pelos idealizadores da SAFiel como um obstáculo para a implementação do modelo desejado.

Corinthians SAFiel
Imagem divulgada nas redes sociais da SAFiel.


VEJA TAMBÉM
- Rodrigo Garro vive pior fase desde 2020 e preocupa comissão técnica
- Vai sair? Corinthians avalia oferta de €25 mi da Roma por Yuri Alberto
- Com golaço de Carol Melo aos 15 anos, Corinthians vence o Criciúma na Copinha Feminina


495 visitas - Fonte: gazetaesportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade