O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu, por unanimidade, negar um recurso apresentado por Augusto Melo, o ex-presidente do Corinthians. Melo solicitava a anulação da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, que culminou em sua destituição do cargo. O despacho foi proferido no último sábado, 25 de outubro. A 8ª Câmara de Direito Privado, sob a relatoria da desembargadora Clara Maria Araújo Xavier, concluiu que não houve irregularidades no processo interno do clube, e que o procedimento seguiu as normativas do Estatuto Social, garantindo o direito à ampla defesa.
O ex-dirigente argumentava que o presidente do Conselho, Romeu Tuma Júnior, teria conduzido o processo de forma tendenciosa, além de alegar cerceamento de defesa e falta de fundamentação judicial. Contudo, o TJ-SP rechaçou esses argumentos, reforçando que o Poder Judiciário não deve interferir nas decisões internas de associações privadas. Conforme o acórdão, as reuniões e convocações seguiram as normas estatutárias e Augusto Melo teve a oportunidade de se manifestar por escrito. Com essa decisão, mantém-se a sentença de primeira instância, que já havia declarado o pedido improcedente, resultando na continuidade do impeachment e na condenação de Melo ao pagamento de R$ 8 mil em honorários advocatícios.
O impeachment de Augusto Melo foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Corinthians em votação realizada em 26 de maio deste ano, em decorrência de um escândalo relacionado à casa de apostas VaideBet, que foi a antiga patrocinadora máster do clube. Poucos dias antes da votação, Melo foi indiciado pela Polícia Civil pelos crimes de lavagem de dinheiro, furto qualificado e associação criminosa. Após sua destituição, ele tentou retomar a presidência no Parque São Jorge com apoio de aliados, mas o documento que apresentava não foi aceito pelo então presidente interino, Osmar Stabile, que acabou acionando a Polícia.
Os partidários de Augusto Melo ainda protocolaram ações na Justiça buscando anular o impeachment e o indiciamento relacionado ao caso VaideBet, porém todas as liminares foram negadas. Em 22 de julho, Melo tornou-se réu no caso em questão, após a juíza aceitar a denúncia do Ministério Público, dando início ao processo penal que o acusava pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Com sua destituição, ele se tornou inelegível por dez anos no Corinthians. Desde então, o clube tem sido presidido por Osmar Stabile, que assumiu o cargo de forma interina e posteriormente de maneira definitiva, após eleição indireta realizada em 25 de agosto.
O próximo jogo do Timão será ao lado da Fiel Torcida contra o Grêmio, programado para o dia 2 de novembro, domingo, às 16h, horário de Brasília. Os torcedores podem garantir seus ingressos através do link do Fiel Torcedor.
O #PróximoJogoDoTimão será ao lado da Fiel Torcida! ????
?? Grêmio
??? 02/11 (domingo)
? 16h (horário de Brasília)
??? Fiel Torcedor (https://t.co/3RfyO1VlR5)#VaiCorinthians pic.twitter.com/y1uzKMDn7k— Corinthians (@Corinthians) October 27, 2025



Oficial! Corinthians anuncia saida de joia de 18 anos vendida ao Chelsea
Corinthians define data para quitar salários de junho e derrubar primeiro transfer ban
Entenda a situação de Gui Negão no Corinthians
Corinthians recusa proposta milionária da Espanha por Gui Negão
Corinthians abre janela de transferências sufocado por três transfer bans ativos
Fernando Diniz define titulares para reestreia na temporada contra o Remo! Confira
ALVO DEFINIDO: Ex-Barcelona é o plano A do Corinthians de Fernando Diniz em 2026
ELE FICA?! Memphis pede contrato de 3 anos e aceita corte salarial e para ficar no Corinthians
Lamentável! Corinthians sofre novo Transferban, acumula punições da FIFA e complica contratações
Juventus faz videochamada com André e prepara proposta milionária por craque