28/10/2025 08:23

Corinthians em debate: torcedores reagem e defendem a criação de SAF em enquete polêmica

Corinthians em debate: torcedores reagem e defendem a criação de SAF em enquete polêmica

A transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) está se tornando um tópico cada vez mais relevante. Recentemente, o clube divulgou um projeto para reforma de seu estatuto, que abraça essa nova abordagem de gestão. O conceito de SAF, regulamentado pela Lei 14.193/2021, busca modernizar a administração dos clubes de futebol, ao mesmo tempo em que atrai investimentos e enfrenta questões financeiras, como dívidas acumuladas.

O novo estatuto propõe que o departamento de futebol do Corinthians possa ser convertido em uma SAF, mas com restrições que asseguram o controle contínuo do clube. A intenção é que o Corinthians mantenha pelo menos 51% das ações, garantindo que a gestão do futebol continue nas mãos do clube social, preservando sua identidade, história e o envolvimento político de seus associados.

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, expressou seu interesse pela transformação em SAF. Ele ressaltou a importância de estudar diferentes modelos de SAF, uma vez que, em 2027, novas legislações exigirã que associações paguem um imposto significativo, o que exigirá que o clube encontre alternativas viáveis para sua sustentabilidade financeira.

Em um movimento paralelo, um grupo de empresários está prestes a lançar a SAFiel, que será apresentada por Carlos Teixeira, Mauricio Chamati, Eduardo Salusse e Lucas Brasil. A proposta visa criar uma SAF democrática, onde os torcedores se tornariam acionistas do Corinthians. O modelo sugere uma divisão de propriedade entre o Parque São Jorge e os torcedores, incorporando-os sob a estrutura da Invasão S.A.

Neste arranjo, o clube contribuiria com seus ativos e dívidas, enquanto a SAF se encarregaria de solucionar pendências financeiras e atrair novos investidores. A gestão do Corinthians passaria a ser supervisionada por quatro conselhos: Administrativo, Fiscal, Cultural e de Governança, eleitos pelos votos dos acionistas-torcedores. A estrutura formalizaria a escolha de um CEO, que seria responsável pela administração do clube, de acordo com as diretrizes estabelecidas no novo estatuto da SAF.

Romeu Tuma Júnior se desculpou com torcedores (Foto: Guilherme Amaro)
Foto: Guilherme Amaro


VEJA TAMBÉM
- Rodrigo Garro vive pior fase desde 2020 e preocupa comissão técnica
- Vai sair? Corinthians avalia oferta de €25 mi da Roma por Yuri Alberto
- Com golaço de Carol Melo aos 15 anos, Corinthians vence o Criciúma na Copinha Feminina


477 visitas - Fonte: lance

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade