O Corinthians conquistou uma vitória importante ao derrotar o Vitória por 1 a 0, no último sábado (25), alcançando assim a marca de 39 pontos no Campeonato Brasileiro. Com essa vitória, a equipe se posiciona na nona colocação da tabela, afastando-se da zona de rebaixamento e começando a pensar em novas metas na competição nacional.
A história recente do Corinthians serve de motivação, já que em 2024 a equipe conseguiu vencer suas últimas nove partidas no Brasileirão, saltando da zona de rebaixamento para garantir uma vaga na Pré-Libertadores. Naquele ano, o clube finalizou a competição com 56 pontos. Com nove rodadas restantes para o término do campeonato atual, é possível que o Corinthians alcance até 66 pontos. De acordo com uma pesquisa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), essa pontuação garantirá 100% de chances de participação na próxima edição de uma competição continental.
Entretanto, a equipe alvinegra ainda apresenta oscilações no campeonato e precisará melhorar seu desempenho para assegurar a classificação. Atualmente, o Corinthians se encontra apenas como o 14º melhor mandante do torneio, entretanto, brilha como o 6º melhor visitante. A UFMG estima que, atualmente, as chances do time comandado por Dorival Júnior se classificarem para a Libertadores são de apenas 2,8%, enquanto as chances de disputar a Sul-Americana estão em 69,5%.
Com essa vitória recente, o Corinthians se distanciou do Vitória, o primeiro clube na zona de rebaixamento, abrindo uma vantagem de oito pontos. Essa sequência de resultados positivos quase garantiu a permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo os dados da UFMG, as chances do Timão ser rebaixado agora estão em apenas 1,1%. Historicamente, a média necessária para escapar da queda gira em torno de 45 pontos, embora esse número tenha variado ao longo dos anos; na temporada passada, por exemplo, o Bahia foi rebaixado mesmo acumulando 42 pontos.
Para assegurar matematicamente a continuidade na Série A, o Corinthians necessita de apenas duas vitórias. A próxima partida do clube ocorrerá no próximo domingo (2), às 16h (horário de Brasília), enfrentando o Grêmio na Neo Química Arena.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto