No início de 2024, o Sport Club Corinthians Paulista recebeu a consultoria da Ernst & Young (EY) para a apresentação de um relatório sobre os resultados de sua atuação. A apresentação ocorreu na tarde de uma segunda-feira, onde executivos da EY foram recebidos pelo clube, conforme comunicado oficial divulgado pela direção corinthiana. O clube informou que a consultoria foi contratada durante a gestão do ex-presidente Augusto Melo, logo após sua posse.
Segundo a nota, o relatório da EY corroborou a situação financeira do Corinthians, sem trazer à tona novas informações que a atual diretoria já não estivesse ciente e tomando as devidas providências. Os contratos que foram analisados pela consultoria estão protegidos por cláusulas de sigilo e confidencialidade, incluindo o próprio contrato firmado entre a EY e o clube.
A Ernst & Young foi contratada para examinar os contratos firmados durante os mandatos dos ex-presidentes Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves. Após concluir o trabalho, a empresa apresentou os resultados ao Corinthians em maio de 2024. No entanto, o clube optou por não efetuar o pagamento pelo serviço prestado, o que resultou na não entrega das cópias dos relatórios sobre cada contrato investigado, incluindo o parecer da consultoria.
Os contratos analisados foram selecionados pela gestão de Augusto Melo e abrangeram diversas áreas, incluindo a administração do estacionamento da Neo Química Arena, a bilheteria, o programa Fiel Torcedor e a administração de alimentos e bebidas no estádio. Assim como, contratos com empresas responsáveis pela confecção de itens licenciados do clube e pela comercialização de placas publicitárias.
A decisão da diretoria do Corinthians de não obter as cópias dos relatórios pode ter sido influenciada pelos resultados apresentados, uma vez que a EY não detectou irregularidades ou vínculos problemáticos envolvendo ex-dirigentes ou seus familiares nos contratos analisados. A parceria entre o Corinthians e a EY foi encerrada em setembro de 2024.
Em sua nota oficial, o Corinthians reafirmou que recebeu a consultoria da EY para a apresentação do relatório, que validou a situação financeira do clube e não trouxe novas questões que não estivessem sendo tratadas pela atual administração. O clube enfatizou ainda as cláusulas de sigilo que envolvem os contratos analisados.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto