19/9/2025 13:08

Cidadãos sugerem separação das contas do Corinthians para futebol e clube social

Cidadãos sugerem separação das contas do Corinthians para futebol e clube social

Recentemente, Antônio Roque Citadini, candidato derrotado nas últimas eleições indiretas do Corinthians, em parceria com o sócio Cyrillo Cavalheiro Neto, apresentou uma proposta de reforma do estatuto do clube. Essa reformulação sugere a separação contábil entre o departamento de futebol e o clube social, com o intuito de promover uma gestão mais eficiente e autônoma de cada área.

O documento, que possui oito páginas, foi encaminhado a Romeu Tuma Jr., atual presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians. A proposta prevê que o futebol, abrangendo as modalidades masculina, feminina e de base, concentre todos os recursos gerados pela atividade, enquanto os esportes olímpicos e amadores receberiam suporte na captação de patrocínios e outras formas de financiamento. As atividades sociais, incluindo churrascos, festividades e modalidades não olímpicas, dependeriam exclusivamente de mensalidades e taxas, sem qualquer contribuição financeira do departamento de futebol.

Os conselheiros justificam essa mudança, intitulada "Gestão Financeira Segregada por Departamentos", com a argumentação de que o atual estatuto não apresenta uma distinção clara dos gastos. Com a nova proposta, espera-se que a autonomia dos setores seja aumentada, possibilitando uma gestão mais organizada e eficiente de cada área.

Roque Citadini, que é uma figura influente nos bastidores do Corinthians, participou das eleições indiretas no final de agosto, mas não obteve sucesso, sendo derrotado por Osmar Stábile. A discussão sobre a reforma do estatuto já está em andamento e possui uma previsão para ser implementada em breve. Na primeira semana de setembro, Romeu Tuma Jr. anunciou que a votação sobre a proposta de emenda ocorrerá no Conselho até o final do ano.

Atualmente, a Comissão de Reforma do Estatuto, liderada por Dalton Gioia, está trabalhando em um pré-projeto. Após a elaboração do documento, serão realizadas reuniões de consulta com diversos coletivos, lideranças e membros do Conselho Deliberativo para finalizar o programa que será submetido à votação. A expectativa é que a análise e votação do projeto aconteçam em novembro, para que, idealmente, a assembleia geral dos associados possa ratificar as mudanças no estatuto em dezembro.

Roque Citadini - candidato à presidência do Corinthians (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
Roque Citadini - candidato à presidência do Corinthians (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)


VEJA TAMBÉM
- Corinthians negocia aumento de patrocínio master em meio a déficit crescente
- MP investiga Corinthians e avalia intervenção judicial em meio a crise interna e impasses financeiros
- Craques vão ser vendidos? Corinthians projeta milhões em vendas de craques em 2026


480 visitas - Fonte: lance

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade