A Gaviões da Fiel, a maior torcida organizada do Corinthians, divulgou uma declaração em apoio ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pediu o afastamento dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo do Conselho Deliberativo do clube. O MP investiga a utilização de cartões corporativos do Corinthians entre 2018 e 2025, além de possíveis irregularidades nas prestações de contas.
A solicitação de afastamento foi feita pelo promotor Cássio Roberto Conserino ao Departamento de Inquéritos Policiais do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na nota, a Gaviões da Fiel destacou a importância de que os departamentos competentes do clube atendam prontamente à recomendação do Ministério Público, entregando todos os documentos requeridos e deliberando pelo desligamento imediato dos ex-presidentes mencionados. A torcida ressaltou que é tempo de priorizar os interesses do Corinthians em detrimento de conveniências políticas.
A pressão sobre o Conselho Deliberativo do Corinthians, presidido por Romeu Tuma Júnior, foi reforçada pela nota da torcida organizada, que se baseia na Lei Geral do Esporte e em trechos da antiga Lei Pelé. Essas legislações preveem uma década de inelegibilidade para dirigentes envolvidos em gestões fraudulentas ou temerárias. O apoio da torcida se intensifica, considerando a gravidade das ações que prejudicaram a instituição e contribuíram para que o clube enfrentasse uma situação financeira caótica.
A Gaviões da Fiel enfatizou que a mobilização da torcida é um sinal de reconhecimento e apoio ao trabalho das autoridades que buscam responsabilizar aqueles que prejudicaram o clube. No caso de punições exemplares, a torcida acredita que será iniciada uma nova era no Corinthians, afastando-se da influência negativa de antigos dirigentes que se beneficiaram da história do time.
Os ex-presidentes, que ainda ocupam cargos de importância no Corinthians, são alvo de investigações que apontam para o uso irregular de cartões corporativos, com mais de 170 compras pessoais que totalizam mais de R$ 86 mil, sem qualquer relação com as atividades do clube. A apuração também indica possíveis crimes, incluindo apropriação indébita, estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, além do desaparecimento de documentos financeiros, que dificulta as investigações.
Por fim, a Gaviões da Fiel reafirmou o seu compromisso com um Corinthians justo, transparente e fiel às suas origens, afirmando que permanecerão vigilantes e ativos na defesa do clube.



URGENTE: Semifinalista da Champions League prepara oferta por Breno Bidon
STJD pune Corinthians com perda de mando e multas após Dérbi polêmico!!!
Barra x Corinthians! Saiba onde assistir!
Craque no Timão? Corinthians faz consulta por destaque do Shakhtar
BOMBA: Corinthians inicia negociações para contratar atacante no meio do ano
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! CORINTHIANS ABRE O PLACAR
De saída? Joia do Corinthians recebe sondagens de clubes europeus
Talento do Corinthians brilha na Europa e conquista título após emocionante disputa de pênaltis
Joia deixa o campo em lagrimas após lesão em confronto entre Barra e Corinthians