A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou os clubes que a partir de agora irá punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola durante as partidas do Campeonato Brasileiro. A decisão vem após o holandês Memphis Depay, do Corinthians, ter utilizado esse artifício na decisão do Paulistão contra o Palmeiras, gerando polêmica. A entidade enviou um ofício aos clubes e federações para comunicar a nova regulamentação, que visa coibir esse tipo de conduta considerada antidesportiva.
O diretor de negócios jurídicos do Corinthians, Vinicius Cascone, ironizou a decisão da CBF nas redes sociais, chamando-a de "Norma Memphis" e fazendo referência ao episódio que originou a mudança nas regras. A ação de Memphis Depay não foi a primeira do tipo, com o jogador Soteldo do Santos também tendo realizado a mesma jogada no Brasileirão de 2023 e sendo punido com cartão amarelo. Esses casos levaram a entidade a tomar medidas para evitar a repetição desse comportamento.
É importante que os jogadores estejam cientes das novas regras estabelecidas pela CBF para evitar possíveis punições durante as partidas do Campeonato Brasileiro. A falta de respeito pelo futebol, como demonstrado ao subir na bola, será considerada uma conduta antidesportiva passível de punição, de acordo com o ofício enviado pela entidade. Espera-se que a aplicação dessas novas regras contribua para a preservação da integridade e do espírito esportivo no futebol brasileiro.