A derrota para o Huracán, em plena Neo Química Arena, atrapalha os planos iniciais do Corinthians para a Copa Sul-Americana. Apesar da necessidade de buscar o resultado na terça-feira diante do América de Cali, na Colômbia, a equipe muda o foco neste fim de semana para embalar na disputa do Campeonato Brasileiro. O objetivo é evitar o trauma de 2024, quando brigou contra o rebaixamento até a reta final, e se colocar nas primeiras posições desde o início da competição. O alívio da pressão sobre o elenco veio somente com a sequência de nove vitórias nos jogos finais, que tiraram da zona da degola e elevaram o time até uma vaga na qualificação para a Libertadores.
Diante do Vasco, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em Itaquera, Ramón Díaz deve evitar a rodagem do elenco, como fez no início do ano e em parte do trabalho em 2024, quando priorizava o Brasileirão e enviava uma equipe alternativa até nos mata-matas da Sul-Americana. No fim de semana, inclusive, o Corinthians deve contar com o retorno do lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, titular desde a chegada ao clube e que ficou fora do duelo contra o Huracán por um problema na coxa esquerda. Na sexta-feira, dia do último treino antes do jogo contra o Vasco, Ramón Díaz teve praticamente todo o elenco à disposição. Dos titulares, apenas Rodrigo Garro e Hugo Souza, vetados pelo departamento médico, ficam fora no duelo deste sábado.
Depois do jogo contra o América de Cali, por exemplo, o elenco encara o Dérbi contra o Palmeiras, no dia 12. A exceção ocorrerá somente em casos de potenciais lesões, de acordo com os exames realizados pelos departamentos de fisiologia e médico. O próprio Ramón Díaz, em entrevista nesta semana, sacramentou o fim do revezamento entre os titulares e justificou a utilização de reservas no empate pela primeira rodada do Brasileirão contra o Bahia, ocorrido três dias depois do título do Paulistão.
– Deixamos (titulares) se recuperarem porque queríamos começar bem a Sul-Americana, sair bem contra uma equipe difícil como o Huracán. Agora temos que jogar (com os titulares) porque o Brasileirão é importante. Vamos jogar com o melhor que temos – afirmou.
Será o retorno do Corinthians a Itaquera no Brasileirão depois da sequência positiva do fim de 2024. Foram cinco vitórias seguidas em casa (Athletico-PR, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e Bahia), e uma invencibilidade de 15 partidas sem perder na Neo Química Arena pela Série A. O último resultado negativo pelo Brasileirão, em casa, ocorreu em junho do ano passado, quando o Timão foi superado pelo Botafogo por 1 a 0. Aliás, foi a única derrota da equipe como mandante em toda a disputa da primeira divisão no ano passado.