O Corinthians não venceu, mas o empate com o Bahia, em 1 a 1, na estreia do Campeonato Brasileiro teve um saldo positivo. Afinal, o Timão disputou a partida com sua formação praticamente inteira reserva (a exceção foi Yuri Alberto, substituído no intervalo) e demonstrou resiliência para buscar o resultado nos minutos finais do segundo tempo. Levando em conta que o elenco só teve um dia de treinamento após a conquista do Paulistão, a necessidade de uma escalação alternativa e a dificuldade que será roubar pontos do Bahia na Fonte Nova, a conclusão é de que o Corinthians fez um bom trabalho em Salvador. Na viagem à Bahia, a delegação ficou desfalcada de Memphis Depay, Rodrigo Garro, Gustavo Henrique, Hugo Souza e Matheus Bidu - todos poupados por conta do desgaste físico. Limitado em suas opções, o técnico Ramón Díaz tomou a decisão de dar espaço aos reservas e precisou ser criativo para montar a equipe. A trinca do meio de campo com Maycon, Alex Santana e Breno Bidon não funcionou no primeiro tempo. O Corinthians não conseguiu encaixar a saída de bola, deixou buracos na marcação, e o Bahia soube se aproveitar disso para encontrar espaços e ir para o intervalo com a vantagem no placar.
Na etapa final, Ramón alterou o esquema para três zagueiros, mas rapidamente precisou fazer correções por conta da expulsão de Everton Ribeiro. É bem verdade que, com um a mais, o Corinthians pecou na criatividade e não levou tanto perigo ao gol adversário Por outro lado, é preciso ser justo e reconhecer que a equipe que jogou o segundo tempo contra o Bahia quase nunca treina junta, não possui entrosamento e estava diante de um adversário complicado. Por isso, há méritos na conquista do empate nos minutos finais. É claro que poderia ser melhor, inclusive o Timão ficou próximo da vitória, seja no gol de Romero anulado por impedimento de Talles Magno no início da jogada ou pela boa finalização de Breno Bidon no último lance da partida.
O fato é que, diante de tantas adversidades, o elenco deu conta do recado. Somar pontos fora de casa é de extrema importância para um clube que tem a ambição de brigar na parte alta da tabela e, aos trancos e barrancos, o Corinthians fez sim uma boa estreia no Brasileirão.