O Corinthians tirou um peso das costas ao quebrar o jejum de seis anos sem troféus na quinta-feira, quando conquistou o Paulistão de 2025 ao superar o Palmeiras na decisão disputada na Neo Química Arena. O troféu serve como combustível para o novo objetivo traçado: chegar longe no Campeonato Brasileiro. A partir deste domingo, às 20h (de Brasília), na Fonte Nova, diante do Bahia, o Timão abre a disputa da Série A na busca de “ser competitivo”. O exemplo do ano passado de briga contra o rebaixamento durante boa parte do campeonato serve como vacina para o elenco alvinegro.
– O que temos que fazer no futebol é trabalhar, entregar. Entendemos que o que passou em 2024 não é algo do tamanho do Corinthians. Não se pode brincar no futebol, não queremos que o Corinthians passe pelo que passou de novo – assegurou Fabinho Soldado, diretor executivo do clube. – É competir. A equipe que compete certamente vai brigar por grandes objetivos. São algumas horas que temos para comemorar, não podemos nos privar desse momento, claro, mas agora não dá para relaxar – acrescentou o dirigente.
Soldado confia no atual elenco para fazer frente nas três competições que terá pela frente. Além do Brasileirão, o Timão terá a Copa Sul-Americana - a estreia será quarta-feira contra o Huracán-ARG - e a terceira fase da Copa do Brasil.
– Título é importante, sim, precisamos nos acostumar a conquistar, é muito bom ser lembrado, mas entender que foi feito muito sacrifício para chegar até aqui. Agora é continuar de novo, construir cada tijolinho para voltar a disputar essas três competições – completou. O perfil competitivo do elenco para competir nas três frentes citado pelo diretor é compartilhado pelos jogadores.
Yuri Alberto, por exemplo, coloca uma meta inicial para o Brasileirão: alcançar o topo. – Ser campeão. Temos que almejar ser campeões, mas claro vendo dentro dos conformes na competição. O objetivo principal é ser campeão – assegurou o camisa 9, artilheiro do time na temporada com sete gols. Na mesma linha, Matheuzinho vê um futuro sólido para o atual elenco do Corinthians, que terminou a Série A do ano passado embalado por nove vitórias seguidas.
– Acho que a virada de chave foi no ano passado, mostramos a força do elenco. Esse título veio para coroar e mostrar que estamos no caminho certo. Se a gente continuar assim, podemos chegar a lugares mais longe. Esse elenco é muito forte. Se tivermos humildade, trabalhar bastante, temos grandes chances de ganhar mais coisas neste ano – disse. – Sempre que a gente entra em uma competição, nós fazemos uma reunião e conversamos. O nosso objetivo no começo do ano era o Campeonato Paulista, e conseguimos. Tenho certeza de que com esse título, sabemos que podemos chegar longe no Brasileirão. Será um ano desgastante, com muitos jogos, mas se tivermos focados e pé no chão, temos grandes chances de chegar longe – encerrou. Campeão na quinta, agora o Corinthians busca encerrar outro jejum, agora no Brasileirão. Sete vezes campeão, o Timão não levanta o troféu desde a edição de 2017.