O Corinthians superou o Palmeiras nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, e conquistou o título do Campeonato Paulista pela 31ª vez. O troféu marca a consagração do técnico Ramón Díaz à frente do Timão. Conhecido por livrar o Vasco do rebaixamento em 2023, o argentino chegou ao Parque São Jorge em julho do ano passado com a mesma missão. Ele encontrou uma equipe que flertava com a queda à Série B e estava sem nenhuma confiança.
O comandante conseguiu recuperar o time no Brasileirão e não só escapou do descendo, como classificou o Corinthians à Libertadores de 2025. A arrancada o credenciou a permanecer à frente da equipe nesta temporada. Ramón e seu auxiliar, Emiliano Díaz, chegaram a ficar sob pressão em alguns momentos, como após a eliminação na Copa do Brasil e na Sul-Americana, neste ano, e a queda precoce na Libertadores deste ano, contra o Barcelona de Guayaquil-EQU.
Ramón, inclusive, interrompeu a sequência de sucessivas trocas no comando técnico e daqui cerca de dois meses, completará um ano à frente do time alvinegro. O Timão dominou o Estadual de 2025 do início ao fim. A equipe dirigida por Ramón Díaz foi dona da melhor campanha da primeira fase, com 27 pontos conquistados em 12 rodadas. Já no mata-mata, despachou o Mirassol, nas quartas, e o Santos, na semifinal. O Corinthians não tem muito tempo para festejar a conquista, uma vez que o time volta a campo já neste domingo.
A partir das 20h (de Brasília), a equipe faz sua estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova.