O Corinthians tem um histórico a defender na final do Paulistão contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (27). O Alvinegro jamais levou uma virada quando chegou à Neo Química Arena em vantagem para um jogo de volta de mata-mata, e é justamente este o cenário da decisão. Os rivais decidem o título às 21h35 (de Brasília), e o Gato Mestre compara os números para te ajudar a palpitar no Bolão do Cartola.
O Corinthians tem retrospecto perfeito quando tem vantagem a defender em Itaquera, ou seja, quando venceu um jogo de ida de mata-mata e jogou na Neo Química Arena para confirmar uma classificação ou um título – o Timão foi campeão paulista assim em 2017, sobre a Ponte Preta. Esta é a oitava vez que o Corinthians defende, em Itaquera, uma vantagem conquistada fora de casa. O histórico até aqui é de sete classificações, sendo seis no tempo normal e uma nos pênaltis. Foram duas vitórias, três empates e duas derrotas nos 90 minutos. O Corinthians sofreu o maior susto em jogos nestas circunstâncias no ano passado, na Copa Sul-Americana. Na ocasião, venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 como visitante, perdeu pelo mesmo placar no tempo normal em Itaquera e precisou de três defesas de Hugo Souza para se classificar nos pênaltis. Veja os resultados no gráfico abaixo:
Por outro lado, o Palmeiras conquistou os três últimos títulos do Paulistão com viradas. Foi assim em 2022 contra o São Paulo, em 2023 contra o Água Santa e mais uma vez no ano passado, contra o Santos. Desta vez, porém, o Verdão precisa remontar um resultado como vistante. Nesta finalíssima, o Corinthians tem a vantagem do empate após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Allianz Parque. O Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal, ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis. Não há critério de gol qualificado fora de casa.
Histórico do clássico A vantagem do retrospecto é palmeirense. São seis vitórias de diferença nas contas do Alviverde: 139, contra 133 do rival e 120 empates, enquanto o Corinthians calcula a desvantagem em quatro vitórias (135 a 131, com 115 empates) porque considera dez jogos a menos na história. Confira abaixo os números dos últimos 20 clássicos: Vitórias do Palmeiras: 8 Empates: 8 Vitórias do Corinthians: 4 Mais campeonatos no Bolão Além do Paulistão, o Bolão do Cartola também tem jogos da Copa do Nordeste nesta semana. Entre no bolão, convoque os amigos e palpite! Siga o Gato Mestre nas redes sociais X (Twitter) Threads Facebook Instagram *Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavoni, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano.