"É o jogo da vida". A frase entoada a plenos pulmões pela torcida do Corinthians se encaixa bem na realidade do clube nesta noite de quinta-feira. Diante do arquirrival Palmeiras, o Timão tenta acabar com seu maior jejum de títulos desde 1977 e, de quebra, ainda impedir um feito inédito do rival. Com a vantagem de ter vencido o duelo de ida da final por 1 a 0, o Corinthians decide o Campeonato Paulista contra o Palmeiras às 21h35 desta quinta-feira, na Neo Química Arena. A última vez que o Timão levantou um troféu no futebol masculino profissional foi em 2019, quando faturou o tricampeonato estadual em cima do São Paulo.
De lá para cá, clube chegou em finais da Copa do Brasil e do Estadual, mas não conseguiu o título. Já são quase seis anos sem gritar "é campeão". A última vez que o Corinthians passou tantas temporadas sem ganhar nada foi no maior jejum de sua história, que durou 23 anos, entre 1954 e 1977. Troco no rival Além de voltar a festejar uma conquista, o Corinthians pode se vingar do Palmeiras e impedir o tetracampeonato estadual alviverde, tal qual o rival fez com o Timão em 2020.
Naquela ocasião, o clube do Parque São Jorge vinha de três títulos paulistas, mas foi derrotado na final, nos pênaltis. A façanha do tetra paulista nunca aconteceu na era profissional do futebol. Só o Paulistano, em 1916-17-18-19, conseguiu essa marca. – A gente tem que fazer dentro de campo nosso trabalho, respeitando o rival, claro, e o importante é o que vamos fazer em campo. Sabemos a responsabilidade que a gente tem de jogar um clássico na final.
Vai passar por nós fazer um bom trabalho. O importante é ganhar um título com o Corinthians. Fazendo isso tira o tetra do Palmeiras, mas nosso objetivo é ganhar título com o Corinthians – disse Romero, antes da primeira decisão. Por ter vencido o duelo de ida pelo placar mínimo, o Timão tem a vantagem de jogar pelo empate. Se o Palmeiras ganhar por um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis.