Palmeiras busca reverter desvantagem e conquistar o tetracampeonato paulista O Palmeiras enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira (27), em duelo válido pela volta da grande final do Campeonato Paulista. O clássico decisivo será na Neo Química Arena, casa do Timão, às 21h35 (horário de Brasília).
No jogo de ida, no Allianz Parque, no último dia 16, o Corinthians levou a melhor, vencendo por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Yuri Alberto. Com isso, o Verdão precisa reverter este placar se quiser comemorar mais um título estadual. A equipe do técnico Abel Ferreira vai precisar vencer por pelo menos dois gols de diferença para ser campeã no tempo regulamentar. Se vencer pela diferença mínima, a decisão do Campeonato Paulista será nas penalidades máximas.
Apesar do revés no primeiro jogo, o Palmeiras tem boas lembranças de decisões contra o Corinthians em Itaquera. Em quatro mata-matas disputados no estádio rival, o Verdão levou a melhor em três ocasiões. A primeira foi na semifinal do Paulistão de 2015, quando eliminou o Corinthians nos pênaltis após um empate por 2 a 2 no tempo normal. Em 2020, na final do estadual, o time alviverde segurou um 0 a 0 fora de casa e ficou com o título após novo empate e disputa de pênaltis no Allianz Parque. Já em 2021, o Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 na semifinal do estadual, com gols de Victor Luis e Luiz Adriano. A única exceção foi em 2018, quando o Verdão venceu por 1 a 0 na Neo Química Arena, mas acabou derrotado no jogo de volta e perdeu o título nos pênaltis.

O Palmeiras também precisará encerrar uma sequência incômoda de três clássicos sem vencer o Corinthians. Nos últimos confrontos, o Verdão teve mais posse de bola e volume de jogo, mas pecou na finalização. No histórico geral, o Palmeiras já disputou 20 partidas na casa do rival, com seis vitórias, seis empates e oito derrotas. O retrospecto é equilibrado, mas o time de Abel Ferreira precisa repetir feitos recentes para conquistar o tetracampeonato.
