O Corinthians terá pela frente, nesta semana, o seu maior desafio da temporada. Pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Paulista , o Timão encara o Palmeiras na noite desta quinta-feira, a partir das 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena. O Alvinegro paulista saiu vitorioso na partida de ida, por 1 a 0, no Allianz Parque, e chega em vantagem para este segundo duelo. Com o grande resultado no primeiro Derby, a equipe corintiana precisa de um simples empate para erguer o título do Estadual. E para conquistar tal resultado e, consequentemente, levantar a taça, o Corinthians tem dois trunfos que são, de certa forma, codependentes: a longa invencibilidade na Neo Química Arena e a força da Fiel Torcida, que apoia o time em todas as ocasiões.
De setembro de 2024 para cá, o Corinthians acumula uma sequência de 22 jogos sem saber o que é perder dentro de seu estádio. Neste recorte, os comandados do técnico Ramón Díaz somaram 18 vitórias e quatro empates, o que totaliza impressionantes 87% de aproveitamento. Tal aproveitamento cresce ainda mais se forem levados em consideração apenas os números da atual temporada. Jogando na Arena em 2025, o Timão disputou dez jogos e somou nove vitórias, com apenas um empate - o que representa 93,3% de aproveitamento.
Além disso, o Timão também conta sempre com a Fiel Torcida, que mostra toda sua força durante os 90 minutos. Já são 28 jogos consecutivos colocando mais de 40 mil torcedores na Neo Química Arena. O estádio lotado sempre coloca uma pressão muito grande no adversário, o que ajuda o Corinthians.
O recorde de público da Arena, inclusive, foi quebrado na atual temporada. 47.695 torcedores estiveram no estádio para assistir ao clássico alvinegro contra o Santos, que terminou com vitória corintiana por 2 a 1, pela fase de grupos do Paulista. A tendência é que o clássico contra o Palmeiras pela final do Estadual, assim, seja a 29ª partida consecutiva com mais de 40 mil pessoas na Arena.
Superintendente de marketing do Corinthians, Vinicius Manfredi revelou que já existem movimentações nos bastidores para que a Neo Química Arena vire "um caldeirão". "É um jogaço. Temos todo o cuidado de estar discutindo isso desde o dia seguinte do jogo da semifinal. Reuniões extensas com os patrocinadores, entendendo também as festas que as torcidas querem fazer no Setor Norte, etc.
A força da Fiel Torcida favorece o Corinthians também pelo lado dos jogadores, que se sentem empurrados por todo o apoio dos cantos. O atacante Talles Magno , por exemplo, valorizou a atmosfera da Arena e confia que o Timão, em casa, é muito forte.
Apostando na força da torcida e na longa invencibilidade na Arena, o Corinthians enfrenta o Palmeiras em busca do título do Paulista. Com a vantagem no placar, a equipe alvinegra só precisa de um empate para erguer a taça e, assim, findar um jejum de seis anos sem conquistar um troféu.