Torcedor raiz ou geração TikTok? Como os Millennials e a Geração Z pesquisam sobre o Timão
Atualmente, são muitas formas de buscar a mesma informação, não é mesmo? Enquanto alguns preferem “dar um google”, outros já abrem direto as redes sociais para encontrar a informação que precisam.
A forma como os torcedores do Corinthians, por exemplo, consomem informações sobre o time varia bastante entre as gerações. Enquanto os torcedores "raiz" ainda valorizam fontes tradicionais como rádio, jornais e programas esportivos na TV, a Geração Z e os Millennials mais novos têm um comportamento digital muito mais dinâmico e influenciado pelas redes sociais.
A prova disso está na
pesquisa feita pela ExpressVPN, que chegou à conclusão de que o uso diário do Google acontece principalmente entre as pessoas com 35 e 58 anos. Já os mais jovens optam por outros meios.
Veja mais detalhes de como os Millennials e a Geração Z pesquisam sobre o Timão
Enquanto os Millennials ainda consomem bastante conteúdo analítico e opinativo, a Geração Z prefere informações rápidas e interativas, priorizando formatos curtos e virais. Mas, no fim das contas, ambas as gerações continuam apaixonadas pelo Timão—apenas mudaram as formas de demonstrar isso.
E é por esta razão que a fonte de informações acontece de forma diferente. De acordo com a pesquisa, a Geração Z, por exemplo, está nas redes sociais para buscar receitas, notícias e eventos atuais, dentre outros. Já os mais jovens, querem entretenimento nas redes sociais. Então, se a pessoa que quer ser um influenciador para falar sobre o Timão terá que trazer o conteúdo de uma outra forma, conversar com este público mais jovem.
Mas como os Millennials pesquisam sobre o Timão? Vamos mostrar abaixo algumas opções. Anote aí!
1. YouTube
Canais de análise esportiva, entrevistas com jogadores e programas focados em esportes são bem populares na plataforma.
Este formato de conteúdo é um dos preferidos entre as pessoas que gostam de receber informações um pouco parecidas com o formato de televisão.
Afinal de contas, no
YouTube, também é publicado os melhores lances de jogos em diversos canais, facilitando o torcedor do Timão rever o lance de diversas partidas.
Inclusive, atualmente, o consumo de jogos de futebol mudou. Tudo isso porque tem muitos canais que compraram direitos de diversos campeonatos e são os principais responsáveis pela transmissão de diversas partidas.
2. Redes Sociais
Como mostrou a pesquisa da ExpressVPN mostrou os jovens navegam nas redes sociais para buscar por conteúdo de entretenimento. Por esta razão, cada vez mais temos visto perfis nestas plataformas para falar, principalmente, com cada nicho como torcedores do Corinthians.
Aqui, as mais populares temos o Twitter, Instagram, Facebook, dentre outras. O Instagram, por exemplo, é utilizado para ver fotos dos treinos, postagens dos jogadores e interações com o clube.
E a Geração Z? Como pesquisa notícias sobre o Timão?
1. Vídeos curtos
A chegada de vídeos curtos tem feito muito sucesso nas redes sociais. Os jovens, inclusive, veem este
formato de conteúdo como sua principal fonte de informação.
Vídeos curtos com gols, reações de torcedores e cortes de programas esportivos, por exemplo, fazem sucesso no TikTok, Kwai e Reels (Instagram).
2. Perfis de jogadores
Mais uma forma utilizada pela Geração Z para pesquisar sobre o Timão é seguir os jogadores nas redes sociais. Desta forma, eles conseguem até mesmo estar ligados na vida pessoal dos atletas se tornando “mais íntimos” dos jogadores do seu time do coração.
Para ter uma ideia, quando o
Memphis Depay, jogador holandês, foi apresentado no Timão, ele chegou a ganhar, em apenas um mês, meio milhão de seguidores no Instagram.
"Desde que chegou ao clube, o holandês fez 7 postagens em vídeos no reels do Instagram, somando um total de 50 milhões de views. O principal deles tem mais de 10 milhões, com um vídeo de seu primeiro gol pelo Corinthians, contra o Athletico-PR", pontuou uma publicação da CNN Brasil, mostrando o consumo das redes sociais de jogadores de futebol.
3. Plataformas de Streaming
Além do YouTube, plataformas de streaming como Twitch e Facebook Live também têm ganhado força entre os torcedores do Timão. Embora o foco principal dessas plataformas seja o streaming ao vivo, muitas vezes elas se tornam um ponto de encontro para debates sobre o time, análises pós-jogo e até mesmo transmissões não oficiais de jogos.
A interação em tempo real e o clima de comunidade são grandes atrativos, especialmente para a Geração Z, que se sente parte ativa da conversa.
Essas plataformas também são uma excelente maneira de ver a opinião de diferentes influenciadores esportivos, desde figuras tradicionais até novos nomes que criam conteúdos de maneira irreverente e criativa. Não é incomum ver "reactions" de torcedores, replays de momentos emocionantes e até memes criados instantaneamente após os jogos.
4. Podcasts e programas de áudio
Embora seja um formato mais voltado aos Millennials, os podcasts têm atraído cada vez mais a atenção da Geração Z, principalmente aqueles focados em temas relacionados a esportes e, claro, ao Corinthians.
A praticidade de ouvir programas durante o trajeto para o trabalho ou enquanto realiza outras atividades fez dos podcasts uma alternativa popular para quem deseja uma forma mais dinâmica e aprofundada de consumir conteúdo. Muitos torcedores procuram, por exemplo, programas que analisem os desempenhos dos jogadores ou discutam os bastidores do clube.
Os podcasts oferecem um espaço para discussões mais profundas e análises técnicas sobre as estratégias de jogo do Timão, algo que os Millennials tendem a buscar mais do que vídeos curtos ou memes.
Além disso, eles trazem uma ótima oportunidade para os torcedores mais apaixonados interagirem diretamente com os apresentadores, enviando dúvidas ou comentários sobre as partidas.
E você, se identifica mais com qual estilo de torcedor? Millennials ou Geração Z? Conte um pouquinho aqui nos comentários.