25/1/2025 08:53

Fabinho Soldado: Do Elenco à Oposição - Primeiro Ano como Diretor do Corinthians

Fabinho Soldado: Do Elenco à Oposição - Primeiro Ano como Diretor do Corinthians

Em 24 de janeiro de 2024 Fabinho Soldado chegou ao Corinthians cercado de desconfiança. Após sonhar com o experiente Rodrigo Caetano, o presidente Augusto Melo decidiu apostar no ex-jogador para ser o diretor executivo de futebol do clube, função que Fabinho nunca tinha desempenhado. Um ano depois, o soldado ganhou patentes e subiu na hierarquia do Corinthians , a ponto de ser defendido até mesmo na oposição do clube. Em meio ao processo de impeachment contra Augusto Melo, conselheiros já foram avisados que mesmo que ocorra uma mudança na presidência não haverá troca na chefia do futebol. O prestígio também é visto no centro de treinamentos, onde Fabinho ganhou a confiança dos atletas e o respeito dos funcionários, que quase sempre recorrem ao adjetivo "sério" para descrevê-lo.

O termo é amplo e até por isso acaba sendo repetido por quem tenta explicar o estilo do dirigente no dia a dia. "Sério" pode fazer referência à postura mais sóbria e formal de Fabinho, que não dispensa a roupa social mesmo nos dias mais quentes do verão brasileiro. Mas a palavra também remete ao jeito dele agir e falar com seus subalternos. O dirigente é valorizado por cumprir acordos, manter um diálogo transparente e lutar por melhores condições para o departamento de futebol. Perante a torcida Fabinho ganhou moral principalmente após a última janela de transferência, que teve Memphis Depay como "cereja do bolo". Já internamente ele se fortaleceu nos momentos mais adversos, como quando os salários atrasaram ou os ídolos Cássio e Paulinho deixaram o clube.

Fabinho Soldado acompanha de perto treino do Corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Fabinho foi contratado com a reformulação alvinegra já em andamento e nos primeiros meses de trabalho dividiu o comando do departamento de futebol com o diretor estatutário Rubens Gomes. Rubão deixou o cargo em maio, quando já estava instaurada a crise política, esportiva e administrativa. Apesar das várias adversidades, Fabinho conseguiu convencer jogadores a se transferirem para o Corinthians e ajudou a engajar aqueles que já estavam lá. Homens de confiança também foram determinantes para Fabinho se afirmar no clube.

Para tocar o departamento de análise de mercado, ele contratou Renan Bloise e Thiago Santos, com quem já havia trabalhado no Flamengo. Para ser seu auxiliar, o diretor escolheu José Carlos de Freitas, o Zeca, outro ex-flamenguista, mas que já trabalhava na base do Timão. Além de ter interlocução direta com o presidente Augusto Melo, Fabinho também ficou próximo de dois diretores: o jurídico Vinicius Cascone e o financeiro Pedro Silveira.

Augusto Melo, presidente do Corinthians, e Fabinho Soldado
Foto: Marcos Ribolli

Ao mesmo tempo que dá autonomia para profissionais de diferentes áreas implementarem seus trabalhos, Fabinho também cobra resultados. Ele reuniu funcionários no CT para definir processos e estipular metas. Com o elenco Fabinho também é exigente, batendo na tecla de que é preciso almejar objetivos maiores e da necessidade do clube por títulos. Para 2026, tem planos maiores, como a instalação de iluminação nos campos, o que permitiria a realização de treinos noturnos.

Ex-jogador, Fabinho se sente à vontade também para abordar questões técnicas com os jogadores, sobretudo os mais jovens. Apesar do apreço por garimpar jogadores, Fabinho tem atuação discreta na atual janela de transferências.



VEJA TAMBÉM
- AGORA: Clássico do Corinthians é adiado para as 19:00 devido a chuva
- ESCALADOS! Confira a escalação do Corinthians para o majestoso
- CENAS LAMENTÁVEIS! Torcedores de Corinthians e São Paulo protagonizam tumulto antes do clássico









216 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Dom - 18:30 - MorumBIS -
X
Sao Paulo
Corinthians

Paulista

Qua - 19:30 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Água Santa
publicidade
publicidade
publicidade