Maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 11 títulos, o Corinthians é, mais uma vez, o time a ser batido na principal competição das categorias de base do futebol brasileiro. Pelo menos essa é a visão do técnico Orlando Ribeiro, responsável por comandar os filhos do terrão na disputa da Copinha 2025. Recém-chegado ao clube do Parque São Jorge após duas temporadas no Santos, o treinador reconhece que o fato de o Corinthians ser o atual campeão pesa. Por isso, mesmo com elenco reforçado com atletas recém-promovidos da categoria sub-17, vê o Timãozinho como um dos favoritos.
– Vamos ser o time a ser batido por sermos os atuais campeões. Estamos nos preparando para isso. Durante a Copinha, estaremos preparados. É um desafio e todo desafio na base é bom para eles aprenderem para quando chegarem ao profissional e disputar esse tipo de competição – explicou Orlando em entrevista ao ge. Nesta temporada, as esperanças corintianas estão depositadas em nomes como os do atacante Gui Negão, dos meias Bahia e Lucas Gabriel e do goleiro Kauê.
– Eles sabem que por estar no Corinthians serão tratados como favoritos em qualquer torneio. Vamos ter mais dificuldades pelo entrosamento e conhecimento. Temos que fazer por merecer, temos que tomar cuidado com os jogos e, conseguindo chegar, é um feito melhor ainda. Alguns deles sequer jogaram no sub-20 – alerta o treinador, fazendo referência a casos como os de Gui Negão, de apenas 17 anos.
O Corinthians é o cabeça de chave do Grupo 27, com sede na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Além do Timãozinho e do Ramalhão, o grupo conta com o Rio Branco, do Acre, e com o Porto Velho, de Rondônia. A estreia será no dia 4 de janeiro (sábado), às 21h30 (horário de Brasília), diante do Porto Velho, no estádio Bruno José Daniel.