Fabinho soldado, executivo de futebol do Corinthians, na final da Copinha 2024 Imagem: Fabio Giannelli/Agência Estado O departamento de futebol do Corinthians tem planos e objetivos alinhados para a próxima temporada. A seguir, o UOL explica quais são as certezas e as expectativas para 2025.
O que o Corinthians projeta em 2025 No orçamento apresentado pelo Corinthians para 2025, as metas esportivas são conservadoras. A diretoria projeta que a equipe chegará às semifinais do Paulistão, às quartas Copa do Brasil, só irá até às oitavas da Libertadores e terminará o Brasileiro uma posição abaixo do que neste ano, em 8º. O departamento de futebol crê na manutenção do elenco para alcançar os objetivos. Essa é a premissa do executivo de futebol, Fabinho Soldado, para o ano que vem com calendário cheio. É claro que o sucesso de 2025 vai passar por essa manutenção [da equipe], de nenhuma saída mais para frente... Somente manter tudo isso que a gente construiu em relação ao elenco. Sobre as saídas, também, se tiver alguma ação pontual, nós iremos comunicar. Não teve nada sobre isso ainda. A hora que nós tivermos algumas definições, até para evitar especulações, eu serei direto. Nós passaremos para cá tudo aquilo que forem os passos que o Corinthians até o fechamento desse ano. Fabinho Soldado, executivo de futebol A ideia é garantir ao máximo a permanência de destaques, que é o caso do artilheiro Yuri Alberto. Para isso, o Timão prevê uma arrecadação de R$ 181 milhões com a venda de atletas (incluindo da base).
No entanto, Fabinho Soldado entende que pode ter que ir ao mercado para buscas pontuais. Mesmo não sendo a nossa intenção, mas que houve alguma modificação, aí sim, claro, nós vamos. O mercado, nós temos aí o setor competente para passar o nome para gente ir atrás e realizar a contratação. Mas não é o que a gente espera, não dá para se falar de especulação, acho que é verdade, eu quero muito ser verdadeiro com vocês. Se tiver uma situação concreta, a gente vai ter que sentar aqui e falar, porque de fato vai acontecer, ou pode acontecer, mas não é a nossa intenção.
Fabinho Soldado O uso da base é ponto fundamental para o executivo, a fim de reduzir custos com folha salarial e contratações. A expectativa é de alinhar ainda mais o discurso entre os departamentos profissional e juvenil, a fim de aproveitar os jogadores que disputarem a Copinha no time principal. O trabalho está sendo muito alinhado com a base, através do seu executivo, do Alex Brasil, juntamente com seus diretores. A gente entende que o elenco que está sendo formado, e já entrando um pouquinho também em relação àquilo que está sendo projetado para o campeonato, a nossa intenção é, nos primeiros jogos, ajudar também nessa preparação para o ano. A gente vai seguir observando esses jogadores da Copinha... Aqueles que estão nela e aqueles que não estão também. Se houver alguma maior necessidade, sim, serão chamados. A nossa ideia é usar esses primeiros jogos do Campeonato Paulista para isso. Fabinho Soldado