O Corinthians derrotou o Criciúma por 4 a 2, de virada, na noite deste sábado, em Santa Catarina, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória foi a sétima seguida do Timão na competição e c colocou o time na zona de classificação para a Conmebol Libertadores. Na avaliação de Ramón Díaz, o Corinthians conseguiu corrigir taticamente os erros cometidos no primeiro tempo, quando sofreu dois gols, para conseguir a virada na etapa final. – No primeiro tempo não fomos eficientes lá na frente. Tivemos duas ou três situações, mas não concretizamos. No futebol, o adversário aproveita. Sabíamos que eles aproveitariam o lado direito. Corrigimos algo tático, a equipe se deu conta que não poderia jogar daquele jeito. O Corinthians é um grande clube, tem que jogar de um jeito diferente. A equipe teve muita atitude e conseguimos um excelente resultado – disse o treinador argentino.
O técnico do Corinthians evitou entrar em questões políticas. Na segunda-feira, conselheiros votarão a possibilidade de impeachment do presidente Augusto Melo, que foi a campo depois da partida e recebeu apoio dos torcedores. – Nosso objetivo era tirar o Corinthians da briga contra o rebaixamento. Creio que fizemos um trabalho em conjunto com o presidente e com os atletas. Nos blindamos e trabalhamos. Politicamente, não posso falar porque faz cinco meses que estou aqui, mas sei o que devemos fazer para sair de uma situação difícil. Nunca deixamos de trabalhar, de confiar no grupo de jogadores. Isso foi o melhor, estivemos todos juntos para cumprir o objetivo do Corinthians e poder festejar.
Ramón Díaz não escondeu a empolgação pela sequência positiva do Corinthians na temporada e admitiu que a comemoração acabou passando um pouco do limite, o que causou a irritação de torcedores do Criciúma após o apito final. – A equipe vai crescendo. No primeiro tempo, falhamos em três ocasiões, o Yuri teve uma chance, o Raniele teve outra. Nesse momento do campeonato, temos que fazer esses gols. É um campeonato onde queremos que a equipe siga tendo um bom funcionamento. Estamos todos felizes, inclusive os torcedores. Exageramos um pouco com os festejos, mas faz parte. Quero agradecer o apoio que tivemos, apoio grande em um campo muito difícil. Terminamos jogando muito bem – disse Ramón.
Com 50 pontos e na oitava colocação, o Corinthians possui a mesma pontuação do Bahia, atualmente na sétima posição. O Cruzeiro, com 47 pontos, aparece em nono com um jogo a menos que os rivais. Corinthians e Bahia fazem confronto direto por uma vaga na Libertadores em jogo marcado para a próxima terça-feira, às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão encerra a participação na competição contra o Grêmio, fora de casa.
Veja outros trechos da coletiva de Ramón Díaz: Briga com mascote – Entendemos o que deveríamos fazer no segundo tempo. Retrocedemos o Raniele para jogar com uma linha de três e colocamos mais gente no ataque. O Criciúma fez um esforço enorme no primeiro tempo, eles pressionaram muito e o desgaste deles veio na parte final. A nossa tranquilidade ajudou. Soubemos recuperar porque temos um novo objetivo no campeonato. Os jogadores responderam muito bem. Momento do Yuri – O grupo está o colocando em condições de fazer esses gols. O Romero deu dois passes para ele. O Yuri está em um grande momento, não podemos bobear como fizemos no priemiro tempo. O próprio Yuri perdeu um gol no primeiro tempo, mas não podemos passar por isso. A equipe está colocando o Yuri em condições. Estamos em um funcionamento para que todos os atacantes possam fazer os gols.