O Corinthians é o nono colocado do Brasileirão e briga por uma vaga na Libertadores. O time engrenou no Campeonato Brasileiro, adotando um esquema tático pouco usual, o 4-3-1-2, sob o comando do técnico Ramón Díaz. Essa formação conta com um losango de meias na região central e uma dupla de ataque, que tem se mostrado eficaz, levando o time a uma sequência invicta e buscando garantir sua vaga na próxima Copa Libertadores.
O técnico identificou que o elenco do Corinthians privilegia atletas que atuam na região central, ajustando o esquema tático para encaixar os melhores jogadores do time nessa faixa do campo. Com a chegada de reforços e a mudança de posicionamento de alguns jogadores, como Memphis Depay, Rodrigo Garro, Yuri Alberto, Romero e Talles Magno, a equipe encontrou uma nova dinâmica em termos de desempenho, resultando em seis vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro.
No meio-campo, a estratégia se desenvolve com um losango de meias, onde o primeiro homem é de contenção, e jogadores com capacidade de girar a bola e criar conexões com os laterais, que se comportam mais como alas no momento ofensivo. Apesar dos problemas defensivos que o esquema naturalmente comporta, como a ausência de cobertura pelos lados, o 4-3-1-2 tem se mostrado ideal para encaixar um bom jogo por dentro, em modelo de aproximação e toques curtos.